Docentes

Permanentes

Everardo Rocha

Professor Titular

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultural

Descrição: O presente projeto trata da investigação da narrativa publicitária e do consumo e das formas pelas quais esses fenômenos elaboram representações e legitimam práticas sociais que se transformam em algo central em nossa cultura. Entendo o consumo como um recurso ideológico, intelectual e emocional. Um instrumento da cultura para conceber e operacionalizar modos de classificação, identificação, diferenciação e distinção social. O consumo é tanto sistema de comunicação quanto prática instauradora de diferenças. A publicidade é a narrativa que dá sustentação ao consumo como processo de comunicação, dispositivo de poder e sistema cultural. As imagens, valores e representações expressas nos anúncios são as formas pelas quais se traduzem publicamente e traduziram ao longo de sua história cultural as experiências e práticas de consumo dos atores sociais. O projeto visa, portanto, inventariar, classificar e analisar conteúdos e formas dos anúncios publicitários que, através de sua veiculação em larga escala e múltiplos meios, ocupam nosso imaginário assim como sustentam práticas de consumo da modernidade ao tempo presente. É, sobretudo, através do dispositivo publicitário, como instância produtora de sentido, que os bens de consumo ganham suas identidades e, com elas, uma existência concreta em nossas vidas. Dessa forma, o projeto Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultural trata da investigação sistemática das estratégias, artifícios e competências da narrativa publicitária no processo de elaboração de conteúdos e construção permanente de um sistema de valores através do qual representações e práticas de consumo circulam e são experimentadas. O consumo é um fenômeno que transforma produtos e serviços em um sistema cultural através do qual podem ser elaborados aspectos da subjetividade, traduzidas relações sociais e supridas diversas necessidades simbólicas, tornando-se um dos modos centrais de interpretação do mundo que nos cerca. O consumo é um código capaz de atribuir sentido à sentimentos e relações sociais inserindo-as em um sistema que permeia a relação entre coisas e pessoas, bens de consumo e identidades, indivíduos e grupos. Esse código é sempre inclusivo tanto de novos produtos e serviços que se articulam aos demais quanto de novas identidades e relações sociais. Assim, uns e outros, acabam por ter seus significados negociados e definidos, em larga medida, a partir dessa inclusão no próprio sistema de consumo. Os bens de consumo expressam dilemas, admitem o trânsito entre identidades singulares e relações sociais, entre semelhanças e diferenças, entre distância e proximidade. O consumo permite classificar os objetos e os seres humanos. É um modo básico de orientação social, uma bússola que, independente de nossa vontade, é necessário para viver a experiência da cultura moderno-contemporânea. Portanto, estes estudos tanto derivam quanto expressam a permanência de um processo de investigação e pesquisa das relações entre a comunicação, a narrativa publicitária, o consumo e seus efeitos na cultura.


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