Programa

Apresentação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio – Mestrado e Doutorado – foi pensado levando em consideração os desafios específicos da Comunicação Social no mundo contemporâneo, em acelerado processo de expansão do ambiente midiático. Esse quadro de complexidades indica a pertinência de uma reflexão sobre a dimensão social do fenômeno da Comunicação e seus significados, experiências e práticas que demarcam a cultura contemporânea. A estruturação das linhas de pesquisa envolve os dois níveis da Pós-Graduação, indicando um fluxo contínuo de produção do conhecimento ao longo do processo de formação acadêmica do corpo discente do Programa. O Doutorado em Comunicação Social é fruto do amadurecimento acadêmico dos professores e pesquisadores do Departamento que atuaram no Mestrado desde de agosto de 2003.

O Doutorado veio de modo a complementar o processo de integração já existente da Graduação com o Mestrado. Nesse contexto, a vocação acadêmica do Programa busca refletir uma formação integrada, embora diversa em suas abordagens teóricas e metodológicas. A estrutura curricular do Mestrado está adaptada para um pleno aproveitamento dos créditos no Doutorado. Para o corpo discente candidato ao Doutorado oriundos de outros Programas, haverá um aproveitando máximo de créditos do curso original através de um processo de equivalências. Nosso Doutorado tem o cuidado de abrir novas perspectivas para Pós-Graduação do Rio de Janeiro evitando ao máximo problemas de adaptação curricular.

Como se pode ver pela grade curricular e pelo ementário, os cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação Social foram estruturados de modo a levar o corpo discente a optar por uma linha de pesquisa e a definir o objeto de sua investigação. As linhas de pesquisa foram elaboradas considerando-se a produção científica dos docentes em consonância com as tendências observadas no campo. O mesmo processo convergiu para a manutenção, também no Doutorado, de uma única Área de Concentração, a já existente no Mestrado - Comunicação Social.

 

Objetivos

Os cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio visam capacitar para a docência universitária e a pesquisa científica os graduados e pós-graduados em Comunicação Social e em outras áreas das Ciências Humanas e Sociais, tanto  da região do Grande Rio, como também de outras partes do país. O Programa de Pós-Graduação, em sintonia com os diversos programas de intercâmbio internacional oferecidos pela PUC-Rio, está aberto para receber estudantes estrangeiros.

O objetivo dos cursos é, portanto, oferecer os elementos necessários para que a qualidade da pesquisa do corpo discente egresso resulte em uma produção científica contínua. Deverá, também, o egresso estar habilitado para o exercício da atividade docente, demonstrando as aptidões e atributos necessários para ser incorporado aos quadros das mais respeitadas universidades brasileiras e estrangeiras.

O perfil do profissional que pretendemos formar deverá contemplar, ainda, a habilitação para conceber, gerenciar e conduzir projetos sociais em comunicação, bem como atuar na iniciativa privada, assumindo atitudes proativas no desenvolvimento da comunicação no país.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, como forma aprimorada de articular ensino e pesquisa, é parte do processo contínuo e decisivo de atualização acadêmica sistemática, que vem sendo laboriosamente praticada no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Assim, buscamos assegurar ao corpo discente um conjunto de conhecimentos indispensáveis para o estudo da comunicação, suas representações, produções e experiências materializadas na cultura midiática, artística e audiovisual, tanto propiciando flexibilidade de escolha na composição de seu programa de estudos quanto adequando o oferecimento de disciplinas às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Programa.

 

Histórico

O curso de Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio foi criado há mais de 60 anos. Começou a funcionar, como curso de Jornalismo, em março de 1951, através do Decreto 29.312, de 28/02/1951 e foi reconhecido pelo MEC, pelo Decreto 37.738, de 10/8/1955. Com a Reforma Universitária de 1968, passou a se denominar curso de Comunicação Social, alocado no Departamento do mesmo nome. Nessas seis décadas, várias reformas no campo do ensino foram adaptando o curso, inicialmente, polivalente, às exigências de formação para o mercado de trabalho com a criação das habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Cinema, nossa terceira habilitação, foi implantada em 2005.

Apesar de sua longa história, o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio teve o cuidado de não avançar para a Pós-Graduação sem antes organizar de modo eficiente a sua Graduação. Nos últimos 20 anos, consolidou um dos mais respeitados cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema do país, assim como uma estrutura curricular consistente com uma formação humanística de caráter crítico e abrangente.

Dessa forma, nossa proposta de Mestrado em Comunicação Social foi decorrência natural de um processo de amadurecimento institucional e coletivo. Aprovado pelo CTC da CAPES em dezembro de 2002, iniciou-se em agosto de 2003, com a seleção e entrada da primeira turma de onze estudantes. Nesse período, buscou-se a sedimentação do projeto e a sua consolidação. O Programa obteve a elevação de sua nota inicial para quatro, logo em sua primeira avaliação trienal pela CAPES, confirmada na avaliação seguinte relativa ao triênio 2007/2009.

Destaque-se, ainda, que a implantação do curso de Mestrado possibilitou a orientação de trabalhos em níveis mais complexos representando estímulo intelectual de amplo alcance para os docentes do Departamento. Este quadro encontra-se ainda enriquecido academicamente com iniciativas como a publicação "Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política" (Qualis B2), a realização do Encontro da COMPÓS 2010 e a afirmação da Editora da PUC-Rio, vinculada ao Projeto Comunicar, junto à comunidade acadêmica brasileira.


PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • poscom@puc-rio.br