Arthur Ituassu será professor visitante da Universidade do Arizona em 2024

O professor Arthur Ituassu (PPGCOM PUC-Rio) foi selecionado como Fulbright Visiting Scholar no Center for Latin American Studies (CLAS) da Universidade do Arizona a partir de janeiro de 2024. O pesquisador foi convidado para lecionar na universidade estadunidense como consequência de seu projeto “Pós-Modernos sem Modernização – Campanhas Digitais e Democracia no Brasil e América Latina”.

O projeto de Arthur Ituassu analisa as consequências das campanhas digitais nas eleições e na democracia no Brasil e na América Latina. Com a proposta de uma contextualização histórica e analítica, o projeto adota o estudo de caso e a revisão de literatura como estratégias analíticas, aplicando metodologias como entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo em fontes primárias e secundárias.

A pesquisa ressalta a perspectiva  histórica de diferentes casos de campanhas digitais na região, tendo como referência as fases marcantes da comunicação política. Como hipótese geral, o pesquisador destaca a noção de “pós-modernos sem modernização”, através da obra seminal de Néstor Canclini e sua ideia de “Modernismo sem modernização”.