Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
PUC-Rio
Notícias Programa de Pós-Graduação em Comunicação abre o ano com confraternização e chamada a desafios
23/11/2019

O engajamento do corpo discente em ações de desenvolvimento institucional teve destaque na abertura do ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Em encontro que reuniu professores e estudantes no Auditório do Rio Data Centro (RDC) na tarde do dia 15 de março, o coordenador do PPGCom, professor Arthur Ituassu, apresentou como principal desafio a conquista da nota 5 na próxima avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, no quadriênio 2017-2020.

"Um programa de pós-graduação é um processo coletivo de produção de conhecimento. Importa muito o que cada aluno realiza dentro do programa", afirmou Ituassu, lembrando que a Capes avalia todas as ações de docentes e discentes, e que quanto maior a nota do programa, maiores são as ofertas de bolsas de estudos e de editais.

A coordenadora adjunta, professora Cláudia Pereira, detalhou duas ações primordiais para os estudantes: a publicação de artigos em revistas qualificadas na área e a participação em congressos. Cláudia sugeriu a parceria entre mestrandos e doutorandos, ou entre estes e seus orientadores, na autoria de artigos acadêmicos, que podem ser versões revistas e ampliadas de trabalhos apresentados em congressos. A Plataforma Sucupira tem um sistema de busca em sua lista de periódicos. A necessidade de manter o currículo atualizado na Plataforma Lattes foi outro pedido da coordenação. 

Na reunião, a doutoranda Maria Carolina Medeiros foi eleita a representante dos estudantes nas comissões de pós-graduação e de bolsa.

O encontro foi aberto pelo diretor do Departamento de Comunicação Social, professor Leonel Azevedo de Aguiar, que desejou boas-vindas aos alunos e apresentou a nova composição da Coordenação de Pós-Graduação. O programa conta atualmente com os 11 professores do quadro principal e 65 alunos, a grande maioria presente à reunião, que terminou com uma confraternização.

 

ENDEREÇO
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Prédio Kennedy - 6° andar
Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097