Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
PUC-Rio
Notícias Chamada aberta para a Edição 40 - Dossiê temático
20/02/2020

Dossiê "Narrativas midiáticas: tempo presente e história cultural"

Os efeitos sociais das narrativas midiáticas revelam-se múltiplos, e afetam diretamente a produção de significados e a percepção do mundo contemporâneo. As imagens, símbolos e os textos dos meios de comunicação podem ser, portanto, categorias explicativas do tipo de sociedade e do tempo histórico em que estamos inseridos.

Os discursos midiáticos compõem uma parte importante do tecido social, interpondo-se entre diferentes instituições. O movimento social é também determinado pelo ritmo e pela densidade das narrativas, cujas diferentes formas de consumo têm impacto na ordenação de novos grupos ideológicos, projeção de subculturas e materialização do ativismo. Pois, observa Baudrillard (2005), o consumo se situa numa apreensão de signos sob a perspectiva da produção e manipulação dos significantes sociais. Perspectiva que se reprocessa, segundo McLuhan e o próprio Baudrillard, conforme também as mensagens inerentes aos próprios meios de comunicação. Narrativas midiáticas derivadas das transformações digitais exprimem, como observa Martín-Barbero (2006), uma reordenação dos entrelaces entre os processos simbólicos constitutivos do tecido cultural e os moldes de produção e distribuição de bens e serviços.

Para comemorar as duas décadas de vida da Alceu, a edição 40, programada para julho, propõe reunir trabalhos que tenham como eixo teórico "Narrativas midiáticas: tempo presente e história cultural", a fim de mapear e problematizar os desafios conceituais, metodológicos e éticos do campo da comunicação. O objetivo é buscar inovações conceituais que aprofundem e sistematizem o estudo das diferentes formas narrativas e suas intercessões na elaboração de representações, subjetividades, divisões territoriais, políticas, sistemas de valores, rituais e práticas de consumo.

A proposta procura congregar pesquisas recentes que efetuem análises sobre discursos, linguagens e experiências em diferentes contextos nacionais e internacionais. Estimula-se, assim, o diálogo da comunicação social com outras áreas do conhecimento relacionadas ao ecossistema midiático contemporâneo e suas implicações culturais, socioeconômicas, políticas, filosóficas. Áreas que contemplam, por exemplo, desde os comportamentos de consumo e os horizontes da publicidade e do marketing até as mudanças tecnológicas impressas na vida cotidiana.

A edição 40 da revista está, portanto, aberta a submissões sobre este tema – "Narrativas midiáticas: tempo presente e história cultural" – para a seção Dossiê. Os artigos podem ser encaminhados até 30 de abril de 2020 (clique aqui para submeter o texto), de acordo com as diretrizes indicadas na página eletrônica da Alceu.

Atenciosamente,

Gustavo Chataignier e Alexandre Carauta

Editores da Revista Alceu

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