Linhas de pesquisa

Comunicação e Experiência

Estudo da comunicação como produção de sentido, elaboração de subjetividades e materialização de experiências em seus aspectos sociais e estéticos. Os modos de recepção das narrativas midiáticas, das linguagens artísticas e audiovisuais como recortes e vivências subjetivas e culturais.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

Interações digitais: usos sociais da Internet em perspectiva etnográfica

Docente: Adriana Braga

Descrição: Este estudo busca investigar as interações ocorrentes a partir dos ambientes de Internet. O objetivo central consiste em descrever e analisar aspectos da dinâmica interacional estabelecida entre participantes das interações sociais no ambiente digital. Em termos mais específicos, pretendo discutir formas particulares com as quais arranjos interacionais se organizam, bem como as relações de pertença e reconhecimento entre as participantes, à luz de teorias da enunciação e da interação social. Procurei caracterizar este ambiente de mídia como locusprivilegiado do encontro entre cibercultura, práticas sociais e tecnologia computacional.

O documental no cinema e na televisão: imagens e sentidos em disputa

Docente: Andrea França

Descrição: “O documental no cinema e na televisão: imagens e sentidos em disputa” visa ampliar, aprofundar e sistematizar estudos que venho desenvolvendo há alguns anos no campo do documentário, seja no campo do cinema, das artes ou da televisão. Trata-se de uma reflexão sobre imagens e práticas documentais que amplia e desloca a noção de documento, considerando-o uma composição complexa de camadas de tempos, sentidos, lacunas, uma composição em aberto para novas leituras - e não um objeto dado a priori (Comolli, 2004; Didi-Huberman, 2003; Mitchell, 2011). Em foco, está a possibilidade de ler a imagem-documento como mapa cognitivo, afetivo, sensorial, cujos referentes imediatos cedem espaço para associações, justaposições e imersões novas.

Jornalismo Investigativo e interesse público: as experiências profissionais no processo de construção social da realidade

Docente: Leonel Aguiar

Descrição: Esse projeto de pesquisa visa estudar processos e produtos jornalísticos que resultem em modelos analíticos e ferramentas metodológicas para o campo dos estudos em jornalismo. A partir das teorias do jornalismo, pretende compreender quais são os critérios de noticiabilidade que regem a produção da informação no jornalismo investigativo em comparação com a cobertura factual cotidiana, de modo a descrever as melhores práticas jornalísticas e examinar as representações sobre interesse público pela comunidade dos jornalistas. A proposta desse projeto é, portanto, pesquisar os critérios de noticiabilidade que regem o jornalismo investigativo em dois jornais da “grande imprensa” editados na cidade do Rio de Janeiro: O Globo e O Dia. A pesquisa tem um caráter comparativo, analisando os critérios de noticiabilidade nas coberturas especiais com as matérias factuais produzidas pela cobertura cotidiana nas duas empresas jornalísticas, tanto na mídia impressa quanto na mídia digital.

A pesquisa das imagens de arquivo e o desenvolvimento de um método

Docente: Patricia Machado

Descrição: Este estudo propõe uma investigação sobre a pesquisa e o uso das imagens de arquivo em produções do cinema e do audiovisual. O objetivo é desenvolver, ampliar e sistematizar um método de análise de arquivos de imagens inovador, desenvolvido pela historiadora Sylvie Lindeperg, que parte de uma perspectiva ainda pouco explorada no campo da História e do Cinema no Brasil e leva em conta a complexidade da imagem, das estratégias de sua tomada e retomada e da elaboração de memórias a partir da montagem desse material. Essa perspectiva sugere que os fragmentos de filmes possam ser compreendidos como abertura de um caminho à história dos olhares e do sensível inscritos na proximidade com os corpos daqueles que fizeram o acontecimento. O método compreende pensar sobre as circunstâncias do momento da filmagem; sobre gestos, hesitações, escolhas de quem filma; sobre os olhares portados sobre as imagens nos caminhos que seguem desde o momento em que foram produzidas até a retomada em novos filmes. Para o desenvolvimento do método é fundamental identificar as especificidades da pesquisa nos acervos brasileiros levando em conta a fragilidade, a dispersão dos arquivos audiovisuais e a ausência de informações sobre o contexto de produção do material.