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Estudo do professor Everardo Rocha aponta relações entre a publicidade e a regulação social de mulheres

Em Women under control: advertising and the business of female health, 1890-1950, os professores Marina Frid e Everardo Rocha discutem a relação entre publicidade e a regulação social das mulheres, seus corpos, intimidade e vida pública, a partir de anúncios para remédios da primeira metade do século XX. Em especial, os autores investigam anúncios de duas marcas de medicamentos voltados para mulheres, uma dos Estados Unidos e outra do Brasil. Um dos focos da pesquisa é o composto vegetal de Lydia E. Pinkham, um famoso elixir lançado nos Estados Unidos em 1876, que prometia regular a vida das mulheres ao tratar todo tipo de doença ou “queixa” feminina, física, psicológica ou social. No caso brasileiro, os autores examinam anúncios de um remédio com propósitos semelhantes chamado Regulador Gesteira. Frid e Rocha mostram que o discurso científico da época sobre a saúde feminina, que seria mais frágil e instável devido ao útero, estimulou a criação de um segmento de mercado de remédios para mulheres e a expansão do seu consumo

O estudo foi publicado no livro Women, Consumption and Paradox, organizado por Timothy de Waal Malefyt e Maryann McCabe, e publicado pela editora Routledge em maio de 2020. O livro, que traz pesquisas focadas em diferentes contextos e países, como Estados Unidos, Brasil, México, Dinamarca, Japão e China, examina as contradições e desencontros entre as experiências cotidianas das mulheres e suas representações no mercado.

Conheça a obra: https://www.routledge.com/Women-Consumption-and-Paradox/Malefyt-McCabe/p/book/9780367186128


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