Obra traz texto póstumo do professor Miguel Pereira

Rostos de Bergman: vida e morte em um plano, organizado por Gustavo Chataignier, Liliane Heynemann, Tatiana Siciliano e Luiz Baez, celebra o centenário do diretor e escritor sueco, em 2018. O livro é dividido em eixos temáticos, através de uma seleção de filmes, que oferecem um panorama tanto histórico quanto exegético da produção do cineasta.

Desta forma, o material reúne uma miríade de interpretações, oriundas dos mais diversos saberes: estudos fílmicos, teoria da comunicação, filosofia, psicanálise, estética, antropologia, estudos culturais, história realizados por pesquisadores de diversas instituições.

O e-book é dedicado ao professor do Departamento de Comunicação Miguel Pereira, falecido em 2019, e contém um dos seus últimos textos. O download completo e gratuito pode ser feito pelo site da Editora PUC-Rio.

Sobre os autores:

Gustavo Chataignier é professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e pesquisador associado ao Departamento de Filosofia da Universidade de Paris 8.

Liliane Heynemann professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ).

Tatiana Siciliano é diretora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e doutora em Antropologia Social (Museu Nacional – UFRJ).

Luiz Baez é mestre em Comunicação (PUC-Rio) e colaborador fixo do Críticos.com.br.