Programa

Linhas de pesquisa

Comunicação e Representação

Estudo das representações sociais tais como se configuram nas linguagens, narrativas e produtos da comunicação e da cultura midiática, enquanto formas de materialização do imaginário contemporâneo. A dimensão simbólica do mercado, como arena de negociação de representações, identidades e relações de poder.

Veja os projetos desta linha de pesquisa:

Espectatorialidades e narrativas audiovisuais: imaginário, consumo e história
Docente: Bruna Aucar

Descrição: Este projeto propõe variadas reflexões sobre continuidades e rupturas das televisualidades e do estatuto da experiência do espectador em estruturas forjadas por um ecossistema midiático caracterizado pela hegemonia de redes telemáticas. Tem como ênfase, a análise de narrativas audiovisuais produzidas e distribuídas em interfaces digitais, mais especificamente através da transmissão de dados por streaming. Parte do pressuposto de que as mensagens televisuais participam dos processos de construção de sentido, elaboração de subjetividades e materialização do imaginário contemporâneo, assim como atuam diretamente nas escolhas e práticas de consumo interceptadas por contextos multitelas e multimídias. Nesse sentido, o projeto procura investigar a ubiquidade do visível na contemporaneidade, ponderando a televisão como tela e como mídia presente em diversos meios e linguagens, bem como o papel do espectador nessa dinâmica comunicativa, que aciona, inclusive, comportamentos e nomenclaturas particulares em sua relação com o universo digital.

Representações midiáticas das juventudes na publicidade
Docente: Claudia Pereira

Descrição: Estudos relacionados às representações midiáticas, principalmente na Publicidade, das juventudes, considerando, em tal diversidade, sua centralidade como uma das mais importantes e expressivas construções sociais da sociedade contemporânea e, portanto, possível porta de acesso à compreensão de seus valores, práticas e crenças mais centrais. Além disso, busca-se discutir o papel de tais representações na sempre renovada ideia de “ser jovem” e como esta dinâmica impacta a própria configuração dos grupos sociais, e subculturais, que podem ser associados aos “tipos ideias” presentes nos anúncios e demais peças publicitárias circulantes nas sociedades.

Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultura
Docente: Everardo Rocha

Descrição: O presente projeto trata da investigação da narrativa publicitária e do consumo e das formas pelas quais esses fenômenos elaboram representações e legitimam práticas sociais que se transformam em algo central em nossa cultura. Entendo o consumo como um recurso ideológico, intelectual e emocional. Um instrumento da cultura para conceber e operacionalizar modos de classificação, identificação, diferenciação e distinção social. O consumo é tanto sistema de comunicação quanto prática instauradora de diferenças. A publicidade é a narrativa que dá sustentação ao consumo como processo de comunicação, dispositivo de poder e sistema cultural. As imagens, valores e representações expressas nos anúncios são as formas pelas quais se traduzem publicamente e traduziram ao longo de sua história cultural as experiências e práticas de consumo dos atores sociais. O projeto visa, portanto, inventariar, classificar e analisar conteúdos e formas dos anúncios publicitários que, através de sua veiculação em larga escala e múltiplos meios, ocupam nosso imaginário assim como sustentam práticas de consumo da modernidade ao tempo presente. É, sobretudo, através do dispositivo publicitário, como instância produtora de sentido, que os bens de consumo ganham suas identidades e, com elas, uma existência concreta em nossas vidas. Dessa forma, o projeto Comunicação, Publicidade e Consumo: representações e práticas no tempo presente e na história cultural trata da investigação sistemática das estratégias, artifícios e competências da narrativa publicitária no processo de elaboração de conteúdos e construção permanente de um sistema de valores através do qual representações e práticas de consumo circulam e são experimentadas. O consumo é um fenômeno que transforma produtos e serviços em um sistema cultural através do qual podem ser elaborados aspectos da subjetividade, traduzidas relações sociais e supridas diversas necessidades simbólicas, tornando-se um dos modos centrais de interpretação do mundo que nos cerca. O consumo é um código capaz de atribuir sentido à sentimentos e relações sociais inserindo-as em um sistema que permeia a relação entre coisas e pessoas, bens de consumo e identidades, indivíduos e grupos. Esse código é sempre inclusivo tanto de novos produtos e serviços que se articulam aos demais quanto de novas identidades e relações sociais. Assim, uns e outros, acabam por ter seus significados negociados e definidos, em larga medida, a partir dessa inclusão no próprio sistema de consumo. Os bens de consumo expressam dilemas, admitem o trânsito entre identidades singulares e relações sociais, entre semelhanças e diferenças, entre distância e proximidade. O consumo permite classificar os objetos e os seres humanos. É um modo básico de orientação social, uma bússola que, independente de nossa vontade, é necessário para viver a experiência da cultura moderno-contemporânea. Portanto, estes estudos tanto derivam quanto expressam a permanência de um processo de investigação e pesquisa das relações entre a comunicação, a narrativa publicitária, o consumo e seus efeitos na cultura.

 


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