O projeto LabJuX (Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes)/Santo Amaro, do Grupo de Pesquisa do PPGCOM Juventudes Cariocas, suas culturas e representações midiáticas, foi contemplado pelo edital Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) em ICTs Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, da Faperj.
A proposta, coordenada pela Professora Claudia Pereira, investiga as representações midiáticas das juventudes e objetiva criar um laboratório de experimentações ligadas à Comunicação. Nesse sentido, o planejamento está alinhado com os espaços de experimentação desenvolvidos para o curso de Estudos de Mídia, a fim de envolver alunos de graduação e pós-graduação.
A iniciativa conta com a parceria do Instituto Ademáfia, que desenvolve projetos utilizando o skate como ferramenta de transformação social na Comunidade Santo Amaro, no Rio de Janeiro. O Laboratório também tem a intenção de mapear e estabelecer uma rede de projetos sociais que trabalham com skate no Rio de Janeiro.
- A ideia é trazer o pessoal do Santo Amaro para dentro da PUC e levar o pessoal da PUC para dentro do Santo Amaro, através da promoção de ações que envolvem oficinas, produção audiovisual, palestras, conteúdos midiáticos diversos e discutir as representações dos jovens e crianças negras e faveladas na mídia, explica Claudia Pereira.
O Auxílio à Pesquisa (APQ 1) é uma modalidade do Programa Básico da FAPERJ que apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisas individuais, nas mais diversas áreas do conhecimento, conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, com vínculo empregatício em Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br