As professoras e pesquisadoras Bruna Aucar e Patricia Machado, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio, foram contempladas pelo edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da FAPERJ. Durante 36 meses, elas terão direito a bolsa para desenvolver seus projetos respectivamente intitulados “Laboratório de Audiovisual e Consumo da PUC-Rio” e “Práticas do contra-arquivo: mapeamento e análise de imagens não-oficiais da ditadura militar no Brasil (1964-1985)”. O programa JCNE destina-se a apoiar, por meio de concorrência, “projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro”.
O projeto de Bruna Aucar propõe a montagem de um Laboratório de Audiovisual e Consumo na PUC-Rio, integrando estudantes de pós-graduação e graduação. O resultado das pesquisas desse laboratório será aplicado em forma de oficinas temáticas para alunos e professores do ensino médio do Colégio Estadual André Maurois, vizinho da PUC-Rio. A intenção é oferecer uma espécie de literacia audiovisual complementar ao currículo escolar, incorporando a linguagem audiovisual como parte dos sistemas de ensino e, com isso, contribuir para reduzir processos de exclusão social e política decorrentes do advento da cultura digital.
Já o projeto de Patricia Machado, através de “uma prática do contra-arquivo”, consiste em investigar, mapear, e analisar imagens em movimento produzidas no período da ditadura militar no Brasil, que provocaram uma disruptura em relação às narrativas oficiais dos cinejornais estatais da época (Agência Nacional) De acordo com o projeto de pesquisa, espalhados em diversos acervos públicos e privados no Brasil e no exterior, “há registros de diversas naturezas produzidos por cineastas profissionais e amadores que levaram câmeras escondidas para as prisões, filmaram conflitos nas ruas, as resistências nas aldeias indígenas movimentos camponeses e famílias de militantes no exílio”. O objetivo é fornecer acesso gratuito às imagens de arquivo por meio de uma plataforma digital, além de utilizá-las como ferramenta pedagógica para investigar o potencial do cinema para a construção e transmissão do conhecimento.
Concorreram ao edital pesquisadores de 35 instituições de ensino sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo do programa é fortalecer a pesquisa científica e tecnológica no Estado, possibilitando o contínuo desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br