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Revista Alceu abre chamada para o dossiê "Comunicação e Cidadania"
18/04/2023
Dossiê Comunicação e Cidadania - Edição 50
Editora convidada: Gisela G. S. Castro / Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo
Às vésperas da virada entre séculos, Néstor García Canclini (1995) identificou no consumo um fator de crescente importância no ordenamento social vigente, notadamente em países de regiões periféricas como o nosso. Sua provocação aproximava a comunicação de massa e o consumo ao âmbito – eminentemente político – da cidadania. Em pleno avanço da globalização econômica e da mundialização da cultura, postulava o reconhecimento da cidadania cultural engendrada em práticas que muitas vezes extrapolavam fronteiras regionais e nacionais, bem como a aceitação do espaço público atual como algo que “transborda a esfera das interações políticas clássicas”.
Em obra mais recente, García Canclini (2019/2021) retorna a esta discussão ao lançar nova provocação acerca dos preceitos de cidadania, da participação e do interesse público no contexto do que denominou como “desglobalização”. A ênfase da discussão recai agora sobre a “descidadania” na opacidade das lógicas algorítmicas que impulsionam o capitalismo de dados. O olhar investigativo recai, ainda, sobre as ações coletivas e pontuais de reivindicação cidadã surgidas nos espaços urbanos e plataformas digitais, onde “mais além do desejo de construir diferentes políticas culturais, [se] criam novas cidadanias. Outras formas de saber, de se conhecer e de dizê-lo”.
Neste momento em que, há poucos meses, a capital do País sofreu ataques inéditos por parte de uma turba supostamente inconformada com o resultado do pleito presidencial que acabara de ocorrer, nos parece oportuno que a ALCEU se volte para o tema “Comunicação e Cidadania”. Na era do cinismo da pós-verdade, da produção e distribuição deliberada e em massa de fake news, do estabelecimento de todo um ecossistema de desinformação que fomenta a dissonância cognitiva e corrói o debate público, é imperioso promover em nosso meio acadêmico uma séria discussão sobre o lugar da comunicação articulada à cidadania.
No intuito de contribuir para pautar esta discussão imprescindível, a presente chamada tem a intenção de reunir trabalhos consistentemente fundamentados oriundos do campo da Comunicação que dialoguem com o amplo eixo teórico "Comunicação e Cidadania". O dossiê procura agregar estudos acerca das formas consagradas de participação cidadã na esfera pública, bem como das formas emergentes de ações cidadãs no espaço público tecno-midiatizado da contemporaneidade. Serão bem-vindas, portanto, reflexões sobre mecanismos de inclusão e exclusão no contexto da hipermidiatização; a espetacularização como estratégia nos ativismos de grupos socialmente minorizados; o empobrecimento do debate público e a constituição de circuitos de desinformação; alteridade e diferença em tempos de proliferação dos discursos de ódio e da chamada cultura do cancelamento, dentre outros tópicos instigantes e atuais relacionados ao tema aqui proposto.
Pretendemos contribuir para fomentar o debate sobre como podem ser compreendidas as diferentes ações em prol da cidadania e suas consequências no aprimoramento da legislação vigente e na implementação de políticas públicas voltadas para o combate às desigualdades sociais que nos afligem e nos humilham. Também importa discutirmos temas tão espinhosos e candentes quanto o avanço da racionalidade neoliberal empreendedora que se espraia em diferentes camadas socioeconômicas, naturalizando a figura do empresário de si que age ao arrepio da lei e do interesse público, bem como o crescente descrédito da esfera política e a ascensão do gestor como figura emblemática das subjetividades contemporâneas.
Assim sendo, o dossiê "Comunicação e Cidadania" de revista ALCEU está aberto para artigos escritos em português ou espanhol que contemplem, entre outras, questões como:
• Comunicação, direitos e deveres cidadãos;
• Comunicação, sociabilidade e cidadania – visibilidade, inclusão e exclusão na cultura do cancelamento;
• Cidadania, desinformação e pós-verdade;
• Comunicação e cidadanias diaspóricas;
• Neoliberalismo, empreendedorismo, comunicação e cidadania;
• Comunicação, educação e cidadania;
• Cidadania no contexto algorítmico das plataformas de redes sociais;
• Comunicação, terceiro setor e cidadania;
• Indústria cultural, soft power e cidadania;
• Comunicação e cidadania nas infâncias, juventudes e velhices;
• Comunicação, memória e cidadania;
• Cidadania e populismo político ou empresarial;
• Campanhas sociais e cidadania;
• Comunicação, arte e cidadania;
• Comunicação, saúde e cidadania.