Dissertação: Conteúdo Além das Telas: Os Efeitos do Neoliberalismo na Infância Contemporânea
Resumo: O foco central desta pesquisa reside na investigação da influência do sistema capitalista sobre a produção de conteúdo destinado ao público infantil, resultando em um consumo em larga escala que incide significativamente sobre o desenvolvimento socioemocional e cultural das crianças da primeira infância. Desta forma, é feita uma análise do sistema capitalista neoliberal, a partir de revisão bibliográfica, situando-o dentro de um contexto histórico evolutivo e examinando sua interseção com a concepção da infância. Em paralelo, foi feita uma pesquisa sobre psicologia infantil, através de disciplinas sobre o tema e revisão bibliográfica, para entender possíveis efeitos da programação audiovisual infantil sobre as crianças. Observa-se que o desenvolvimento infantil, a partir de uma perspectiva de cultura e identidade, sempre esteve influenciado pelo sistema econômico vigente. Com o surgimento das novas mídias, a globalização e a ascensão do capitalismo de vigilância, o controle sobre a padronização da infância e, por extensão, sobre o conteúdo e produtos veiculados ao público infantil dominou o mercado. Foram analisados 10 canais de maior audiência da plataforma youtube com conteúdos destinados à infância, destes 10, 3 tiveram um episódio transcrito e estudado por meio da bibliografia da psicopedagogia, a saber: Luccas Neto/ Luccas Toon; Maria Clara e JP e, exclusivamente, o canal infantil de maior audiência no mundo: Kids Diana Show. Por meio da utilização do software Iramuteq, a pesquisa identificou as palavras e discursos mais recorrentes nos principais canais digitais brasileiros voltados para o público infantil, analisando assim os meandros e impactos da reverberação em massa destes pensamentos, ideais e desejos que cercam as crianças em quase todos os canais sugeridos intencionalmente pelos algoritmos. Além disso, a dissertação discute a regulação das plataformas digitais, ressaltando a importância de uma educação familiar que habilite os responsáveis a filtrar os conteúdos disponíveis, promovendo um uso responsável das telas. Paralelamente, são abordadas as implicações da exposição excessiva às telas, destacando-se a necessidade de compreender não apenas a utilização dos dispositivos, mas principalmente a qualidade responsável dos conteúdos veiculados por meio deles. O estudo conclui que há uma reverberação do mesmo discurso e consumo veiculados por quase todos os canais de sucesso (no quesito número de views) nos canais das plataformas digitais voltados ao público infantil.
Linha de Pesquisa: Comunicação e Produção
Data: 30 de abril de 2024
Horário: 8h
Sala: 617 K
BANCA EXAMINADORA
Prof. Drª. Patrícia Maurício Orientador(a) presidente e orientadora (PUC-RIO)
Prof. Drª Luciana Pessoa Membro interno (PUC-RIO)
Prof. Drª Brenda Lyra Guedes Membro externo (Universidade Federal do Ceará - UFC)
Prof. Drª Lilian Saback de Sá Moraes - suplente (PUC-RIO)
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br