Programa

Notícias

Museu reúne memórias das juventudes cariocas

18/09/2024

Uma exposição nos pilotis da Ala Kennedy, do Edifício da Amizade, vai marcar o lançamento do Museu das Juventudes Cariocas, o MuJuCa, no dia 11 de novembro. O projeto é parte das pesquisas da professora do Departamento de Comunicação Claudia Pereira (PPGCOM PUC-Rio), que lidera o LabJuX - Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes, criado em 2022.

O MuJuCa é um laboratório virtual com histórias de cariocas de nascimento ou de coração, de diferentes idades, sobre suas memórias de juventude na cidade do Rio de Janeiro. São 19 depoimentos reunidos em vinte vídeos que percorrem a vida desses jovens nas décadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010).

Entre os depoimentos, há relatos de pessoas comuns e de personalidades como o engenheiro, produtor cultural e um dos mentores do Movimento Black Rio, Dom Filó, e da atriz Zezé Motta. Além dos vídeos, o acervo do MuJuca é composto por fotografias, anúncios publicitários e reportagens. No site do museu virtual, haverá ainda um espaço aberto para as pessoas enviarem fotos e contarem suas próprias experiências quando jovens.

O objetivo do projeto é mostrar as juventudes em diferentes tempos, contextos históricos e sociais e como elas foram atravessadas por questões de gênero, raça e geografia na cidade. O Museu da Pessoa, em São Paulo, e o Museum of Youth Culture, na Inglaterra, serviram de inspiração para a professora Claudia.

- A ideia de construir o Museu vem muito do meu interesse pela relação entre memória e juventude e foi inspirada nesses museus. A gente quer contar a história do Rio de Janeiro e de juventudes cariocas bem diversas a partir de sua relação com a cidade – conta Claudia.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br