A professora Patrícia Machado lançará seu livro Cinema de Arquivo no Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny, onde acontece a exposição "32 Dias: Imagens da Prisão". O livro e a exposição são fruto do trabalho de mapeamento e análise de imagens não oficiais da ditadura militar no Brasil.
O livro Cinema de Arquivo resgata a memória do período da ditadura militar brasileira e é uma investigação inédita a partir das imagens e documentos da ditadura que ajudam a contar histórias ainda silenciadas, especialmente de perseguição ao campo da cultura: a descoberta de uma rota clandestina de imagens que ligava Brasil, Cuba e França e que tinham que sair escondidas do Brasil para que fosse denunciado no exterior o que acontecia no país.
A autora Patrícia Machado foi atrás de documentos iconográficos e audiovisuais esquecidos, e quase desaparecidos, produzidos no período – relativos a perseguições, torturas, manifestações de rua, prisões – e presentes no cinema de realizadores como Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Olney São Paulo, Chris Marker, Luiz Alberto Sanz, José Carlos Avellar, entre outros.
Patrícia é pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e da graduação em Estudos de Mídia da PUC-Rio. É Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ, onde coordena o projeto “Práticas do contra-aquivo: mapeamento e análise de imagens não oficiais da ditadura militar no Brasil (1964-1985)”.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br