Programa

Grupos de pesquisa

GRID: Grupo de Pesquisa em Interações Digitais

Coordenação: Adriana Braga

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: Este grupo de pesquisa dedica-se a investigar os processos de interação social nas atividades on-line. Entre outros objetos, o GRID investiga a dinâmica comunicacional estabelecida nos ambientes interacionais das redes sociais, bem como usos e apropriações das tecnologias móveis de comunicação. Além disso, o grupo desenvolve pesquisas em teorias e metodologias para a pesquisa em comunicação.

http://grid.com.puc-rio.br/

O documental no cinema e nas interfaces audiovisuais: imagens e sentidos em disputa

Coordenação: Andrea França

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: Investigar os procedimentos expressivos e as formas de endereçamento ao espectador que o documentário inventa para estabelecer relações com acontecimentos históricos, públicos e privados. O uso de imagens de arquivo, do testemunho, da encenação e da montagem para operar com as imagens do mundo, com a história e a memória (pública e pessoal). A pesquisa se dedica às investigações históricas, teóricas e estéticas do cinema documental, considerado como um domínio fundamental da cultura audiovisual para compreensão da sociedade contemporânea. Mais especificamente, investiga, através de objetos audiovisuais vinculados a contextos sociais concretos, as dinâmicas postas em circulação em suas conexões com a memória da ditadura militar no Brasil. Esse projeto ganhou o Edital 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/717973

COMP: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política

Coordenação: Arthur Ituassu

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio (COMP) trata dos impactos da comunicação política digital na democracia brasileira e latino-americana. Nesse contexto, analisa consequências e potencialidades da internet nos planos institucional, representativo, informativo, participativo e deliberativo da política no Brasil e na América Latina. O COMP é associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e tem como parceiros o Laboratório de Comunicación Política (LACOP), da Universidad Autónoma de Nuevo León, no México, e o Center for Latin American Studies, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4567637604307471

LACON: Laboratório de Audiovisual e Consumo

Coordenação: Bruna Aucar

Área: Ciências Sociais Aplicadas: Comunicação

Descrição/Resumo: Grupo dedicado a estudos teóricos e práticos sobre narrativas audiovisuais, mídias digitais e condições de espectatorialidade com alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado. A partir da premissa de Martín-Barbero (1987) de que estamos diante de uma mudança nos processos de leitura do mundo social em direção a uma pluralidade de escrituras que atravessam a construção de cidadania, entende-se que as mensagens audiovisuais participam dos processos de elaboração de subjetividades e materialização de imaginários, assim como atuam diretamente nas escolhas e práticas de consumo interceptadas por contextos multitelas e multimídias. Desta forma, o intuito é discutir literacias audiovisuais, bem como abrir espaço para a formatação de produtos criativos e experimentais. Torna-se necessário o aprendizado da escrita em audiovisual e formação de massa crítica para que se possa decodificar as inúmeras possibilidades narrativas do ecossistema informacional e comunicativo que se descortina no contemporâneo.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/777280

JuX: Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas

Coordenação: Claudia Pereira

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo construir uma espécie de mapa cultural da cidade do Rio de Janeiro, da perspectiva das culturas juvenis, e contemplá-lo com as representações midiáticas das expressões sociais e culturais que o compõem. Pretende-se, noutras palavras, observar as diversas identidades locais dos jovens, na forma de subculturas, para, em seguida, buscar as representações midiáticas com ênfase na Publicidade que as tornam parte do senso comum. No âmbito dos estudos da Comunicação, tal objetivo visa contribuir, também, para a compreensão dos processos de interação social que transformam em ideias a realidade observada, vivenciada, partilhada na experiência coletiva da vida social.

http://www.labjux.com.puc-rio.br

LAC: Laboratório de Antropologia da Comunicação e do Consumo

Coordenação: Everardo Rocha

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: O grupo de pesquisa integra-se ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio e reúne pesquisadores dedicados ao estudo do consumo e da narrativa publicitária, seja em relação às questões contemporâneas, seja em sua história cultural. O objetivo é intensificar, aprofundar e sistematizar o estudo da publicidade, examinando como suas representações constroem um sistema de valores, bem como informam e modelam comportamentos de atores sociais em suas práticas de consumo. Assim, os estudos realizados pelo grupo contribuem para uma área importante de pesquisas que, apesar da relevância das investigações sobre o consumo e a publicidade, ainda é carente de reflexões voltadas para o exame desses fenômenos. Fazem parte do grupo alunos de Graduação, bolsistas de Iniciação Científica, bem como estudantes e professores do PPGCOM da PUC-Rio. Desde sua criação, o grupo tem produzido pesquisas que resultaram em diversos produtos acadêmicos, além de dissertações de mestrado e teses de Doutorado.

http://lac.com.puc-rio.br/

Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais

Coordenação: Leonel Aguiar

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: Os trabalhos dos integrantes do Grupo de Pesquisa vêm alcançando, ao longo dos últimos anos, repercussões tanto em nível nacional quanto em nível internacional. Com artigos publicados em revistas científicas e em coletâneas, além de livros resultantes de dissertações defendidas, os integrantes do GP Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais apresentam trabalhos e participam dos principais congressos e eventos acadêmicos de jornalismo e de comunicação tanto no país quanto no exterior, contribuindo para o campo das pesquisas em teorias do jornalismo, ensino do jornalismo e práticas jornalísticas. As pesquisas, desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa Comunicação e Experiência, visam explanar não só de que forma as modificações nas relações de produção e trabalho atingem a atuação profissional do jornalista mas, sobretudo, como as transformações contemporâneas no jornalismo podem impactar o espaço público e seus sujeitos em suas ações de cidadania.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9937034493420647

Laboratório de Pesquisa em Mídia, Tecnologia e Dados

Coordenação: Marcelo Alves

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: O grupo de pesquisa se debruça sobre debates teóricos e controvérsias que se localizam na interface entre mídia e tecnologia a partir de uma abordagem analítica fundamentada nos métodos digitais. O escopo de atuação envolve questões diversas como a plataformização das mídias, algoritmos, inteligência artificial, políticas de governança das mídias sociais, desinformação e polarização. Para isso, adotamos uma perspectiva teórica multidisciplinar que relaciona áreas como: estudos de mídia, estudos de ciência e tecnologia, sociologia da tecnologia e economia política da comunicação.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/777830

A pesquisa das imagens de arquivo e o desenvolvimento de um método

Coordenação: Patrícia Machado

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: Este estudo propõe uma investigação sobre a pesquisa e o uso das imagens de arquivo em produções do cinema e do audiovisual. O objetivo é desenvolver, ampliar e sistematizar um método de análise de arquivos de imagens inovador, desenvolvido pela historiadora Sylvie Lindeperg, que parte de uma perspectiva ainda pouco explorada no campo da História e do Cinema no Brasil e leva em conta a complexidade da imagem, das estratégias de sua tomada e retomada e da elaboração de memórias a partir da montagem desse material. Essa perspectiva sugere que os fragmentos de filmes possam ser compreendidos como abertura de um caminho à história dos olhares e do sensível inscrita na proximidade com os corpos daqueles que fizeram o acontecimento. O método compreende pensar sobre as circunstâncias do momento da filmagem; sobre gestos, hesitações, escolhas de quem filma; sobre os olhares portados sobre as imagens nos caminhos que seguem desde o momento em que foram produzidas até a retomada em novos filmes. Para o desenvolvimento do métodos é fundamental identificar as especificidades da pesquisa nos acervos brasileiros levando em conta a fragilidade, a dispersão dos arquivos audiovisuais e a ausência de informações sobre o contexto de produção do material.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/778988

EPC/PUC-Rio: Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação

Coordenação: Patrícia Maurício

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: O objetivo do grupo de pesquisa EPC/PUC-Rio é compreender a Comunicação levando em consideração os modelos de negócios das empresas de mídia e as mudanças nas tecnologias que impactam diretamente a produção e distribuição de conteúdo. Para isso, estudamos o cenário em que isso ocorre, o do capitalismo acelerado, financeirizado e de plataformas digitais. Para lidar com este pano de fundo, a sociedade e seus representantes se movimentam e levam à regulação da comunicação, e esta, tanto no Brasil quanto em outros países, também é objeto de pesquisa do grupo. É dentro desse contexto que ocorrem a plataformização do jornalismo e suas consequências, e refletimos como o interesse público e o interesse privado são colocados neste jogo, que está sempre em movimento. Participam deste grupo de pesquisa doutorandos, mestrandos e alunos de graduação, e esses estudos têm levado a diversas publicações e palestras com o objetivo de divulgar os resultados encontrados a partir dessa visão crítica, contribuindo para difundir o olhar científico sobre a comunicação. O EPC/PUC-Rio tem forte conexão com outros grupos de pesquisa em EPC do Brasil e com a União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc).

http://www.epc.com.puc-rio.br/

NARFIC: Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais

Coordenação: Tatiana Siciliano

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: O grupo é constituído de orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de alunos de graduação e pós-graduação interessados e voluntários. O objetivo é discutir temas, bibliografias e desenvolver pesquisas, que resultem em futuros artigos e seminários, visando a ampliação do conhecimento científico.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2061894023111875

Livro e Comunicação: editoração e difusão de textos na cultura digital

Coordenação: Vera Figueiredo

Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição/Resumo: O Grupo de Pesquisa Livro e Comunicação: editoração e difusão de textos na cultura digital tem como objetivo discutir o livro como produto editorial e sua circulação, assim como as mudanças ocorridas no campo da literatura e do jornalismo ao longo do tempo, privilegiando-se os deslocamentos dos conteúdos por diferentes meios e suportes. De caráter interdisciplinar, o grupo congrega pesquisadores de Comunicação Social e de Letras. Indaga-se qual é o lugar da literatura na sociedade midiatizada, levando em conta o impacto da hegemonia dos meios audiovisuais sobre as pautas de produção, consumo e valoração das obras literárias. Cada vez mais, a ideia de uma obra acabada cede espaço para a do texto em contínua reelaboração, que se quer flexível, de modo a facilitar os deslizamentos. Trata-se, então, de refletir sobre as alterações na hierarquia cultural provocadas, na era da convergência de mídias, pela multiplicação de narrativas transmidiáticas, que transitam entre os diversos suportes: de jornais para livros, dos livros para os filmes, de documentários para seriados e da televisão para produtos on demand, entre outros exemplos. Cabe pensar, ainda, as transformações no mercado de bens culturais no que diz respeito à literatura – cujo prestígio esteve sempre estreitamente relacionado à aura do suporte livro – e à própria ampliação do conceito de livro.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/490237


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