Transparência

Processo de seleção

Sobre o processo seletivo - PPGCOM/PUC-Rio

O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO CONSTA DE:

PARTE I

  • Proposta de trabalho que tenha, necessariamente, os seguintes tópicos: formulação de um tema e de um problema compatível com a área de concentração (Comunicação Social), com uma das linhas de pesquisa do Programa e indicação do orientador pretendido; De que forma pretende desenvolver essa proposta; O que conhece da bibliografia nacional e estrangeira relevante para sua proposta de trabalho.
  • Devido à pandemia, não teremos prova escrita para o mestrado, em 2020.  

    PARTE II

    Prova de entrevista para os candidatos aprovados na PARTE I. Nesta prova os candidatos responderão sobre o seu currículo e sobre a proposta de trabalho apresentada.

    PARTE III

    Exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) - de caráter não eliminatório -, apenas para os candidatos classificados. Será apresentado um texto em língua estrangeira da área de Comunicação, a ser traduzido para o Português, sendo facultado o uso de dicionário.

     

O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO CONSTA DE: 

 

PARTE I (eliminatória): 

    • Formulação de um tema de pesquisa e a construção de questões e problemas compatíveis com a Área de Concentração, pertinentes a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e articulados com os projetos dos professores do Programa;
    • O método, a forma ou a estratégia pela qual pretende desenvolver o Projeto de Pesquisa;
    • Sustentação teórica e bibliográfica da temática desenvolvida no Projeto de Pesquisa.Análise do Projeto de Pesquisa. O Projeto de Pesquisa deverá, necessariamente, conter os seguintes tópicos: formulação de um tema de pesquisa e construção de questões e problemas compatíveis com a Área de Concentração, pertinentes a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e articulados com os projetos dos professores do Programa;Sustentação teórica e bibliográfica da temática desenvolvida no Projeto de Pesquisa

       

      PARTE II (eliminatória)

      Prova de entrevista para os candidatos aprovados na PARTE I. Nesta prova os candidatos responderão sobre o seu Projeto de Pesquisa, Carta de Apresentação e Curriculum Lattes.

      PARTE III

      Exame de proficiência em duas línguas estrangeiras (inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol) - de caráter não eliminatório - apenas para os candidatos classificados. Será apresentado um texto em língua estrangeira da área de Comunicação, a ser traduzido para o Português, sendo facultado o uso de dicionário. Os candidatos estrangeiros prestarão adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos. O candidato que, tendo sido aprovado nas demais etapas do processo de seleção para o Doutorado em Comunicação, não tiver logrado aprovação no exame de proficiência em línguas estrangeiras, deverá ser aprovado em novo exame, a ser prestado até o final de seu primeiro período letivo no curso, sob a pena de ser jubilado do Programa. Enquanto não for aprovado nesse exame, o candidato ficará impedido de concorrer a bolsas de agência de fomento. 


PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • poscom@puc-rio.br