Discente e egressas do PPGCOM são aprovados em concurso para professor substituto da ECO-UFRJ

O aluno de doutorado do PPGCOM PUC-Rio Rafael Zincone e as pesquisadoras egressas Mariana Ayres e Letícia Capone foram classificados para vagas de professor substituto do Departamento de Métodos e Áreas Conexas da ECO-UFRJ.

Zincone ficou em primeiro lugar na seleção para o Setor de Comunicação e Sociedade, com ênfase em economia para comunicação.

Ayres também conquistou a primeira posição na seleção elaborada para o Setor de Marketing com ênfase em planejamento publicitário e estudos de consumo. Capone obteve a segunda colocação em processo do Setor Comunicação e Sociedade com ênfase em política e cultura digital.

Atualmente, no doutorado, Zinconce desenvolve estudos sobre gêneros musicais massivos como o funk, o sertanejo universitário e derivações da axé music relacionando-os com as recentes transformações econômicas empreendidas em território nacional. A pesquisa é orientada pela professora Adriana Braga.

Em 2016, Ayres concluiu o mestrado no PPGCOM PUC-Rio com dissertação sobre a história cultural da publiciadade analisada através da série de ficção MadMen. O trabalho foi orientado pelo professor Everardo Rocha. A pesquisadora dá continuidade a essa investigação na Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França, onde cursa doutorado em Sciences de la Information et de la communication.

Capone defendeu a tese Sistemas deliberativos e o Marco Civil da Internet: contribuições epistêmicas e democráticas das consultas públicas online, orientada pelo professor Arthur Ituassu, em 2020. A pesquisa investigou a comunicação política que se formou a partir das duas consultas públicas online sobre o Marco Civil da Internet, a fim de perceber contribuições epistêmicas desse processo por meio da análise de material midiático e dos discursos dos Deputados e Senadores no Congresso Nacional. Atualmente, a pesquisadora exerce o cargo de Produtora Cultural na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política, liderado pelo Professor Ituassu.