Defesa de doutorado de Melissa Cabral

Tese: "Produção e consumo do audiovisual : o trabalho de roteirista e o poder do cineasta no cinema brasileiro"

Resumo: “Produção e consumo do audiovisual: o trabalho de roteirista e o poder do cineasta no cinema brasileiro” tem como proposta aprofundar a reflexão sobre a autoria dos roteiros na produção audiovisual brasileira e o jogo de forças entre os profissionais da área de roteiro e os da área de direção. Ao tomar como ponto de partida para esta reflexão o fato de que o campo de produção cinematográfica no país não valoriza o roteirista tal como na televisão, é o foco da pesquisa investigar o domínio de poder de criação por parte do diretor, considerando os impactos no exercício do trabalho de roteirista e, subsequentemente, nas condições de criação de histórias para o cinema. A estratégia metodológica envolveu recursos qualitativos, como a realização de entrevistas em profundidade para a análise da profissão de roteirista. O objetivo é que o resultado do trabalho sirva como base de informações que possam fomentar reflexões sobre a questão da construção de narrativas no cinema brasileiro, com abordagens que envolvem as formas de representações desse trabalho e de suas condições sociais, econômicas e financeiras para permanecer na cadeia produtiva do audiovisual.

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

Data: 19 de julho de 2021

Hora: 16h

Devido à pandemia, a defesa ocorrerá via plataforma zoom