Defesa de doutorado de Kátia Zanatta Manangão

Tese: “Marcas do que se foi”? O jingle e a construção afetiva da memória publicitária.

Resumo: Esta pesquisa concentra-se no jingle, contextualizado no universo musical como prática publicitária, trazendo suas origens históricas, sua presença no rádio e na televisão, e descrevendo as transformações vividas pelos meios que impactaram a sua recepção. Nesta trajetória, chama atenção a utilização simbólica dos jingles como memorabilia – ou seja, um artefato digno de ser lembrado ou que já está guardado na memória pela sua relevância na vida de quem o registra. Como objeto da cultura material, o jingle é abordado com o apoio de Igor Kopytoff e, na perspectiva da memória, são trazidos os teóricos Joël Candau, Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Pierre Nora e Aleida Assmann. O estudo ainda referencia o YouTube como um espaço difusor e articulador de memória afetiva do jingle, demonstrando a integração da memória com a música, e propõe uma arquitetura da experiência de memória. Por meio dos depoimentos dos informantes, conecta o jingle como trilha sonora de experiências de memória afetiva das gerações dos anos 1950 a 2000. A pesquisa de campo se desenrola em três momentos, realizando primeiramente uma análise interpretativa dos comentários de canais selecionados no YouTube que trazem vídeos sobre jingles antigos e memoráveis, de forma a consolidar esta mídia social como mediadora da memória afetiva da publicidade. Em um segundo momento, faz um levantamento quantitativo exploratório, amostragem por conveniência, para verificar se a memória afetiva evocada pelos jingles é geracional ou um fenômeno que transcende as relações simbólicas entre os grupos. Por fim, no terceiro momento, traz as entrevistas em profundidade realizadas com publicitários e produtores musicais, que comprovam ainda a presença do jingle como prática publicitária. Os resultados do campo consideram que a recepção do jingle sofreu mudanças com o advento das novas mídias, porém este ainda possui a sua força, sendo o YouTube espaço articulador dessas memórias. Revelam ainda que os acessos digitais dos mais diversos públicos evocam lembranças de experiências afetivas, comprovando a força de memorabilidade do artefato jingle.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Data: 30 de julho de 2021

Hora: 14h

Devido à pandemia, a defesa ocorrerá via plataforma zoom