Defesa de mestrado de Aline Pereira Pimenta Távora

Dissertação: A gente nasceu também pra brilhar: o Projeto Favelagrafia e uma outra representação social das juventudes cariocas

Resumo: O presente trabalho tem como questão central a representação social dos jovens das favelas cariocas a partir do estudo de caso do Projeto Favelagrafia, formado por nove fotógrafos, moradores de nove diferentes favelas do Rio de Janeiro. Buscaremos compreender como as imagens midiáticas carregam sentidos e criam realidades a respeito desses jovens, tomando como base teórica o conceito de “representação” de Stuart Hall (2016). Para tanto, o trabalho parte de uma revisão bibliográfica que retoma a história da formação das favelas cariocas como produto do processo de estratificação espacial da Cidade do Rio de Janeiro, acompanhado pela construção social da favela como o lugar do “outro”, definida pelo o que ela não é ou pelo o que não tem: espaço do caos, da ausência, da precariedade e do perigo (Souza e Silva, 2007). Mais de cem anos depois de sua origem, a representação estereotipada da favela e dos seus moradores mantém-se presa ao passado no imaginário dos habitantes da dita cidade “formal” como expressão da “anticidade”, sendo reafirmada no binômio ‘asfalto/ favela’, que estabelece diferenças e hierarquias na distribuição de direitos da cidadania (Barbosa e Souza e Silva, 2013). Tal percepção do senso comum a respeito das favelas, também estendida para seus jovens moradores, será analisada a partir de uma pesquisa quantitativa exploratória com integrantes das chamadas “camadas médias urbanas” (Velho, 1999). Refletiremos também sobre as representações midiáticas que reforçam estereótipos,utilizando como método os resultados da busca de imagens no Google, analisados à luz dos escritos de Stuart Hall (2016) sobre as ideias de representação, estereotipagem, diferença e poder. Por fim, a partir de entrevistas em profundidade com os integrantes do Projeto Favelagrafia, serão analisadas quarenta fotografias por eles produzidas e suas visões sobre as ideias de “cidade”, “favela” e “jovens das favelas”. O trabalho se encerra assim, com a proposta de reflexão sobre uma outra possibilidade de representação social dos jovens das favelas cariocas a partir do enfoque do Projeto Favelagrafia, privilegiando o olhar da potência e das múltiplas juventudes que ali podem ser encontradas.

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

Data: 03 de setembro de 2021

Hora: 14h

Devido à pandemia, a defesa ocorrerá via plataforma zoom