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Defesa de mestrado de Patricia Gabrig

Dissertação: Desinformação: a intencionalidade de enganar como forma de obtenção de lucro

Resumo: A internet se tornou um vasto terreno de pesquisa e fonte de informação, e também uma poderosa ferramenta lucrativa de desinformação e propaganda. Segundo o Índice Global de Desinformação (GDI, na sigla em inglês) de 2019, a desinformação é um mercado de pelo menos US$ 235 milhões em publicidade online em 20 mil sites classificados como "desinformadores". Essa receita com publicidade foi auferida por meio de uma tecnologia chamada “propaganda computacional” ou “mídia programática” que automatiza leilões de espaços publicitários em sites em tempo real. O presente trabalho procura, a partir do levantamento de documentos, pesquisas e relatórios, e do método dialético de Marx, tecer considerações sobre desinformação, esclarecendo termos como "fake news", pós-verdade, misinformation e disinformation, para compreender os impactos do fenômeno e a quem interessa desinformar. Concluímos que a desinformação, em muitos casos, tem o objetivo de trazer lucro a quem a dissemina.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Data: 24 de setembro de 2021

Hora: 10h

Devido à pandemia, a defesa ocorrerá via plataforma zoom

Banca:

Profa. Dra. Patricia Maurício, presidenta e orientadora - PUC-Rio

Prof. Dr. Leonel Aguiar - membro interno - PUC-Rio

Prof. Dr. Jonas Valente - membro externo - UnB


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