PPGCOM dá boas-vindas ao Professor Marcelo Alves dos Santos Junior

O Professor Marcelo Alves dos Santos Junior passa a integrar o quadro de docentes permanentes do Programa, na linha de pesquisa "Comunicação e Produção".

Alves é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. É pesquisador associado do Laboratório de Mídia, Democracia e Instituições Políticas (Lamide/UFF) e do Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação (Gruppocom/UFC). É professor convidado do MBA de Big Data e Inteligência de Mercado e da Especialização de Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) e colaborador do Instituto Brasileiro de Análise de Dados (IBPAD). Pesquisa temas na interface entre comunicação, cultura digital e política, investigando problemas como plataformização, datificação, analytics, desinformação e polarização e possui diversos artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Publicou também o livro "#vaipracuba - A gênese das redes de direita no Facebook". Recebeu o Prêmio Compós de Teses Professor Eduardo Peñuela Cañizal da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, categoria Melhor Tese de 2019, e o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado da Categoria Humanidades da UFF.