Defesa de doutorado de Ana Paula Goulart de Andrade

Tese: ENTRE CRENÇAS E ECRÃS: comunidade transterritorial, telejornais e webtelas de Portugal

Resumo:

Nesta tese de doutoramento, trabalhamos as mutações do Jornalismo Audiovisual que se intensificaram com a internet e as novas tecnologias digitais, sobretudo no que tange as relações e os usos dos modos de produção, circulação/distribuição e recepção/audiência que se estendem pelo mundo a fora. Neste cenário, reconhecemos que o jornalista de TV precisou ampliar a sua expertise mainstream para as múltiplas telas nas redes, atuando no modelo broadcast e aproximando as linguagens do Jornalismo Audiovisual para o ambiente web. É nesse sentido que, amparados pelos conceitos das teorias transorganizacional, transnacional e de comunidade interpretativa, investigamos as rotinas produtivas televisivas de sete emissoras de TV em língua portuguesa (RTP, prioritariamente, e TVI, SIC, CMTV, Banda TV, Globo e Record), entendendo que a atividade jornalística é vinculada a uma identidade sócio-histórico-cultural reconhecida e compreendida pelos seus sujeitos produtivos e que se apresenta em mutação permanente. Assim sendo, lançamos o conceito de “comunidade interpretativa transterritorial”, pondo em diálogo a experiência jornalística brasileira com o fazer jornalístico português. Para tanto, o ferramental metodológico utilizado apresenta matizes compostas pela Análise da Materialidade Audiovisual (AMA), observação participante, autoetnografia, além de entrevistas semiestruturadas – num total de 37, totalizando 15 horas, 10 minutos e 4 segundos de gravação. A partir destes já consolidados métodos, ainda propomos uma metodologia própria para analisar o fluxo das produções entre os diversos ecrãs, denominada de “metodologia da aposta”, com a intenção de assinalar os rompimentos, as continuidades e as potencialidades entre os telejornais e as webtelas em Portugal.

Linha de pesquisa: Comunicação e Experiência

Data: 13 de dezembro de 2021

Hora: 11h

A defesa ocorrerá por vídeoconferência