Egressa e discente do PPGCOM PUC-Rio tomam posse como professores da UFRJ e UERJ

A egressa Letícia Capone e o aluno de doutorado do PPGCOM PUC-Rio Yke Leon foram convocados para assumir o cargo de professor substituto na UFRJ e UERJ, respectivamente. Capone vai atuar no Departamento de Métodos e Áreas Conexas da ECO-UFRJ e Leon no Departamento de Jornalismo da UERJ.

A pesquisadora foi aprovada em concurso elaborado pelo Setor Comunicação e Sociedade com ênfase em política e cultura digital. Em 2020, defendeu a tese Sistemas deliberativos e o Marco Civil da Internet: contribuições epistêmicas e democráticas das consultas públicas online no Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. O trabalho foi orientado pelo Professor Arthur Ituassu. A pesquisa investigou a comunicação política que se formou a partir das duas consultas públicas online sobre o Marco Civil da Internet, a fim de perceber contribuições epistêmicas desse processo por meio da análise de material midiático e dos discursos dos Deputados e Senadores no Congresso Nacional. Atualmente, Capone exerce o cargo de Produtora Cultural na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e também integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política, liderado pelo Professor Ituassu.

Yke Leon é ex-aluno de jornalismo da PUC-Rio e mestre em Mídias Criativas pela Escola de Comunicação da UFRJ. Atualmente está no segundo ano do curso de doutorado do PPGCOM PUC-Rio, onde desenvolve a pesquisa sobre a representação do amor em narrativas ficcionais do século XXI, sob a supervisão da Professora Claudia Pereira.

Leon também é Superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e possui grande experiência profissional em rádio, televisão e produção cultural. Em 2020, conquistou o prêmio Promax Latin America 2020, na categoria "Best Copywriting", superando concorrentes  como The Walt Disney Company Latin America, AMC Networks International Latin America e Globoplay.

Na UERJ vai ministrar quatro disciplinas do Departamento de Jornalismo.