Prof. Roberto Simanowski, da Freie Universität, Alemanha, ministra disciplina sobre cotidiano digital.

O Instituto de Estudos Avançados em Humanidades oferece aos discentes de todos os Programas de Pós-graduação da PUC-Rio, a disciplina eletiva "Fenômenos do Cotidiano Digital: Leituras, Político-Filosóficas" (Lecture on Digital Myths of Everyday Life), que será ministrada pelo docente convidado, prof. Roberto Simanowski (Freie Universität, Berlim – Alemanha).

Estão previstos dez encontros presenciais, que serão realizados todas as quintas-feiras, a partir de 24 de março, no Ed. Cardeal Leme, sala 501/8 (dentro do DEQM), das 13 às 16h.

As inscrições podem ser efetuadas no período de 03 a 22 de março, através do e-mail: ieah@puc-rio.br

Há disponibilidade de 15 vagas, que serão priorizadas aos discentes regularmente matriculados nos Programas de Pós-graduação da PUC-Rio.

As aulas serão ministradas em inglês.

Fenômenos do Cotidiano Digital: Leituras Político-filosóficas

(CTH3111 – Tópicos Especiais em Ciências Humanas– 3 créditos)

Descrição: Ainda que as consequências da revolução digital possam ser vistas em todos os aspectos da vida cotidiana contemporânea, seu real significado nem sempre é aparente à primeira vista. Pegue uma scooter elétrica, por exemplo, que, de supetão, tornou as ruas e calçadas na Europa inseguras no verão de 2019. Não tardou para que surgisse a sugestão de reduzir sua velocidade de forma automática e remota (com base em sua proximidade a aglomerações de sinais de GPS). Pedestres foram imediatamente a favor, enquanto os juízes constitucionais enxergaram no cerceamento técnico um ataque à autonomia humana, um passo em direção à tecnocracia da sociedade cibernética. Esta e outras inusitadas facetas da sociedade digital são respondidas em uma série de leituras que consideram e aprofundam suas ramificações culturais, econômicas, políticas e filosóficas.

Roberto Simanowski é professor de mídia e estudos culturais, possui um Ph.D. em estudos literários pela Friedrich-Schiller-Universität Jena, e um Venia Legendi em estudos de mídia pela Universität Siegen, Alemanha. Foi fundador e editor da revista sobre cultura digital e estética dichtung-digital.org Digital Art and Meaning (University of Minnesota Press 2011), Data Love e Facebook Society (ambos Columbia University Press 2016 e 2018), Digital Humanities and Digital Media: Conversations on Politics, Culture, Aesthetics and Literacy (Open Humanities Press 2016); TheDeath Algorithm and Other Digital Dilemmas, (vencedor do prêmio CHOICE para extraordinários títulos acadêmicos – CHOICE Award for Outstanding Academic Titles, 2019), e Waste: A New Media Primer (ambos MIT Press 2018). Seu livro Todesalgorithmus. Das Dilemma der künstlichen Inteligenz (Algoritmo da Morte. O dilema da inteligência artificial) (Passagen Verlag 2020) recebeu o Prêmio "Tractatus" de melhor ensaio filosófico em idioma alemão, abrangendo Alemanha, Suíça e Áustria, em 2020. Como professor, Simanowski atuou em diversas universidades, em vários continentes: foi Humboldt Scholar em Harvard University, professor de Estudos Alemães na Brown University, EUA, professor extraordinário de Digital Media Studies e Digital Humanities na Universidade de Basel, Suíça, professor sênior na City University of Hong Kong, em Hong Kong, China, e professor Max Kade na Vanderbilt University, nos EUA. Desde junho de 2020, integra o "Excellence Cluster Temporal Communities" da Freie Universität Berlin, Alemanha, como "Distinguished Fellow".