Professor Antonio Bacelar, da Universidade do Arizona, ministra minicurso no PPGCOM PUC-Rio

Professor Antônio Bacelar, integrante do Center for Latin America Studies at the University of Arizona, ministra o minicurso “Metodologias Qualitativas para a pesquisa em Comunicação” no PPGCOM PUC-Rio.

Bacelar é doutor em Antropologia Linguística e Sociocultural pela Universidade do Arizona e mestre em Estudos de Segunda Língua pela Universidade de Hawai’i em Manoa. No Brasil, fez pós-doutorado em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia, de 2014 a 2016. Nesse período, realizou pesquisas etnográficas sobre o impacto da campanha eleitoral sobre os eleitores afro-brasileiros em Salvador. O estudo mostrou a luta dos afro-brasileiros para conciliar as ideologias dominantes de raça com as obrigações da cidadania liberal e políticas governamentais sobre ação afirmativa.

Atualmente, ele pesquisa as intersecções de raça, classe e cidadania na participação democrática dentro e fora do Brasil. Seus interesses de ensino e pesquisa também incluem teoria social, métodos de pesquisa qualitativos, linguagem e cultura, identidade (raça, gênero, classe), ideologia linguística e desigualdade.

Um de seus trabalhos mais recentes é o livro "Between Brown and Black: Anti-Racist Activism in Brazil", publicado pela editora Rutgers University Press, será tema de conferência no dia 30 de maio, na sala K102.

A obra traz uma perspectiva pioneira sobre o movimento negro brasileiro e sua atuação para a mudança do racismo estrutural no país. Ao mesclar linguística e relatos etnográficos, o livro levanta questões complexas sobre os problemas que os negros enfrentam no Brasil, incluindo as iniciativas políticas e antirracistas do movimento negro.