Egressa do PPGCOM assume Pró-Reitoria de Pesquisa da Estácio de Sá de Juiz de Fora

A professora Aline Maia, egressa do PPGCOM PUC-Rio, é a nova Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Ela realizou seu doutorado em Comunicação na PUC-Rio, com período sanduíche na Tulane University, em Nova Orleans. Sua tese, "Rabisca pro lado e publica: juventudes e estratégias de visibilidade social e midiática, do passinho carioca ao ativismo de Nova Orleans", foi orientada pela Profª Drª Claudia da Silva Pereira.

O trabalho aborda estratégias de visibilidade social e midiática a partir de práticas de comunicação realizadas por jovens do Rio e de Nova Orleans. A pesquisa consiste em relatos de estudo de campo nessas duas cidades, utilizando-se o método etnográfico para observar os participantes das batalhas de passinho no Rio de Janeiro e o ativismo juvenil em eventos de poesia em Nova Orleans. O estudo serviu de material para a publicação do livro "Rabisca e publica: Juventudes e estratégias de visibilidade social e midiática" (Editora Appris, 2020).

Entre os programas geridos pela Pró-reitoria, estão a Iniciação Científica (IC), a Pesquisa Produtividade, a Bolsa de Extensão Acadêmica, os editais de Monitoria das disciplinas e, ainda, a organização de eventos como a Jornada e o Seminário de Pesquisa e a Semana da Sustentabilidade e Responsabilidade Social.