Programa

Notícias

Professora detalha aspectos do ‘mercado da nostalgia’ no audiovisual

Classificada em séculos anteriores como uma doença, a nostalgia hoje ajuda a vender imagens do passado, gerando grande lucro para a indústria da cultura e do entretenimento. A afirmação foi feita pela professora Ana Paula Goulart Ribeiro, durante sua palestra na Aula Inaugural do Departamento de Comunicação, ministrada no dia 8 de setembro. Jornalista e historiadora formada pela UFF, mestre e doutora em Comunicação pela UFRJ, onde é professora, Ana Paula é coordenadora da equipe Rio do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva. O tema da Aula Inaugural foi “Comunicação, Audiovisual e Memória”.

A partir da pesquisa que desenvolve sobre televisão e mercado da nostalgia, a professora afirma que esse mercado engloba a comercialização de produtos muito variados, incluindo o audiovisual. Ele se caracteriza por “oferta de serviços, objetos e narrativas que podem acionar o passado de diferentes maneiras: como referência histórica e cultural, como espaço de experiência ou ainda como modelo político ou estético”, afirma.

Segundo Ana Paula Goulart Ribeiro, a nostalgia contemporânea, que ganha a forma de bens de consumo, é sintoma de um fenômeno cultural mais amplo. “Está relacionada à maneira como, na atualidade, nos vinculamos enfaticamente ao passado, o que se costuma chamar de cultura da memória”, enfatisou a pesquisadora. No entanto, em sua palestra ela revelou que a palavra “nostalgia” surgiu no campo da medicina, denominando uma doença. A palavra sofreu tranformações, até ganhar o significado atual.

Ainda de acordo com a pesquisadora, hoje a nostalgia parace onipresente: “está na moda retrô, no design de móveis e joias, na literatura, nas novelas, nas séries, nos filmes e até mesmo nos desenhos animados infantis”. Como exemplo, Ana Paula Goulart Ribeiro apresentou exemplos de novelas e seriados, do Brasil e do exterior, em que a memória é apresentada despertando múltiplos sentimentos – positivos ou negativos – recorrendo a tempos passados felizes ou angustiantes ou projetando representações de futuro esperançosas ou disruptivas.

A Aula Inaugural de Ana Paula Goulart Ribeiro estará  em breve no Canal do Departamento de Comunicação no youtube.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br