Influência das mídias digitais na democracia é tema de projeto aprovado pelo CNPq

O grupo de pesquisa coordenado pelo professor Arthur Ituassu (PPGCOM PUC-Rio) teve seu projeto aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades (PRÓ-HUMANIDADES) do CNPq.  Com o tema “Mídias digitais, eleições e democracia no Brasil e na América Latina: uma abordagem comparada e interdisciplinar”, o projeto, no campo da Comunicação, analisa consequências das mídias digitais para os processos eleitorais e a democracia no Brasil e na América Latina. Além de Ituassu, integram o grupo os professores pesquisadores  Marcelo Alves (PPGCOM PUC-Rio), Antonio Bacelar (Center for Latin American Studies – CLAS), University of Arizona) e Alexandre Carauta (Departamento de Comunicação da PUC-Rio).

O projeto consiste em uma pesquisa histórica, qualitativa e interpretativa que privilegia o estudo de caso como estratégia de pesquisa e desenvolve metodologias como ciência de dados, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo sobre fontes primárias e secundárias. A intenção da pesquisa é historicizar diferentes casos nos quais as mídias digitais trazem consequências para as democracias na região, pensando os casos brasileiros como parte do contexto latino-americano. Em sua avaliação, o PRÓ-HUMANIDADES destacou como um dos pontos positivos do projeto a competência profissional e investigativa da equipe, sua experiência fecunda na linha de pesquisa proposta, Além do trabalho interdisciplinar que garante uma realização produtiva da pesquisa.

Entre os impactos esperados por este projeto, os pesquisadores preveem o monitoramento digital de eventos políticos importantes no Brasil e na América Latina, de modo a fiscalizar possíveis consequências negativas à democracia na região; e a formação de mão de obra especializada na fiscalização do ambiente digital no Brasil e na América Latina. Para o desenvolvimento do projeto, o grupo receberá recursos no valor total de RS 128 mil.