Revista D´Obras abre chamada para dossiê sobre moda e gênero

Está aberta a chamada de trabalhos para o dossiê de número 41 da dObra[s]: revista da Associação de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), de Qualis A3, “Moda e gênero: uma perspectiva histórica”, organizado pelas pesquisadoras Maria Claudia Bonadio (UFJF), Carina Borges Rufino (Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo/ ESPM) e Valéria Tessari (Doutora em Design / UFPRN).

O objetivo é reunir trabalhos que considerem moda e gênero não como conceitos fixos, mas que se estruturam em contextos diversos e em diferentes tempos, espaços e perspectivas históricas.

São bem-vindos artigos, resenhas, entrevistas e traduções que abordem, mas não unicamente:

- a ideia de construção cultural na separação entre roupas masculinas e femininas;
- o uso e elaboração de roupas e aparências como formas de resistência às identidades de gênero padrão na história da moda;
- o modo como se constituem conceitos atrelados à ideia de gênero na moda, tais como, masculino, feminino, unissex, sem gênero, etc;
- os discursos midiáticos (publicidade, jornalismo, televisão, cinema, etc) sobre moda e gênero;
- aproximações entre moda e arte como forma de transgressão dos padrões de gênero ou proposições acerca de tais identidades;
- os usos da cultura visual como forma de construção e/ou crítica aos padrões de gênero na história da moda;
- a relação entre cultura pop, moda e gênero;
- a função dos museus e da cultura material na produção, reprodução ou transgressão dos conceitos de moda e gênero;
- abordagens críticas à historiografia da moda;
- teorias feministas e questões sobre moda e gênero;

Trabalhos de perspectivas interseccionais e que abordem recortes espaciais fora dos principais eixos urbanos no Brasil e no mundo serão especialmente bem-vindos.

O prazo de submissão é 30 de outubro de 2023 e a publicação está prevista para agosto de 2024.