Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de SEO impactam as rotinas de
produção em jornalismo. No contexto da plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de
métricas e regras que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de
processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de entender os conceitos de
métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar os processos impostos às rotinas produtivas para que
as notícias sejam meios de promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO,
foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de conteúdos pudessem ser
analisadas junto com as consequências que essas regras impõem às rotinas de produção em jornalismo. Esta
tese tem a Economia Política da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as
relações sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no contexto do
capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são MARX (1983, 2013). BOLAÑO (2000, 2002,
2004, 2014, 2017), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para
análise, foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em profundidade.
Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da indústria de dados sobre as operações no
mercado de notícias e também colocamos como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google.
Linha de pesquisa: Comunicação e Produção
Data: 11 de abril de 2023
Hora: 14h30
Banca:
Profa. Dra. Patricia Maurício, presidenta e orientadora - PPGCOM PUC-Rio
Prof. Dr. Leonel Aguiar, membro interno - PUC-Rio
Prof. Dr. Marcelo Alves - membro interno - PUC-Rio
Prof. Dr. Anderson Santos - membro externo - UFAL
Profa. Dra. Larissa Morais - membro externo - UFF
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br