Prêmio Elisa Frota Pessoa distribuirá R$ 15 mil para artigos de alunas do Rio

11/07/2023

As inscrições para o Prêmio Elisa Frota Pessoa, cujo tema é "A ciência e a tecnologia na promoção da igualdade de gênero", estão abertas até 31 de agosto. Promovido pelo Museu do Amanhã e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o concurso visa contemplar, com prêmios de até R$ 15 mil reais, artigos de alunas que se inscrevem com o gênero feminino regularmente matriculados em cursos de iniciação e de pós-graduação de instituições de ensino superior sediadas no Município do Rio de Janeiro. Pesquisadoras da área de comunicação podem concorrer.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível no site do Museu do Amanhã. É necessário enviar o(s) comprovante(s) de matrícula da universidade ou instituição de ensino superior do(s) autor(es). O artigo deverá ser enviado em PDF. Foram premiados 24 artigos em 12 categorias diferentes de concorrência de acordo com a área de conhecimento do conteúdo do artigo e o nível de formação das autoras.

O Prêmio Elisa Frota Pessoa é uma homenagem à importante pesquisadora, física experimental e pioneira da atuação feminina na ciência brasileira e tem como objetivo fomentar e ativar o desenvolvimento científico e acadêmico no município do Rio de Janeiro, promovendo a valorização das Instituições de Ensino Superior e debate sobre as desigualdades de gênero.

Link para o edital aqui

Link para inscrições aqui