Presença do PPGCOM PUC-Rio no 32º Encontro da Compós

11/07/2023

Professores e alunos do PPGCOM PUC-Rio participaram do 32º Encontro anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), de 3 a 7 de julho, na Escola de Comunicações e Artes da USP, em São Paulo. O tema do encontro foi “Comunicação para a Vida”, para destacar o papel relevante que as diferentes atividades do campo da Comunicação desenvolvem no âmbito da Ciência brasileira.

O coordenador do PPGCOM, professor Arthur Ituassu, liderou o Grupo de Trabalho Comunicação e Política, e a diretora do Departamento de Comunicação, professora Tatiana Siciliano, esteve à frente do Grupo de Trabalho Cultura das Mídias. A coordenadora do Curso de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, atuou como vice-coordenadora do GT Processos Comunicacionais. Infâncias e Juventudes.

Durante o encontro, foi lançado o livro “Comunicação e Consumo: estudos fundamentais para uma perspectiva cultural”, dos professores do PPGCOM PUC-Rio Everardo Rocha e Bruna Aucar, que assinam a organização da publicação com Marina Frid e William Corbo. A obra reúne ensaios e extratos mais significativos de obras integrantes de uma trajetória de pesquisas sobre o fenômeno do consumo e seus vínculos com a publicidade na cultura moderno-contemporânea.

Foram apresentados os seguintes trabalhos:

• HOWIE & OS OUTSIDERS: um projeto audiovisual para divulgação científica. Adriana Braga (PUC-Rio)
  • Copiando “O homem que copiava”. Eduardo Miranda (PUC-Rio)
  • OS REALISMOS DO TRUE CRIME: estratégias narrativas dos episódios-piloto da série ficcional (HBO) e da série documental (Netflix) The Staircase. Tatiana Helich (PUC-Rio); Marina Burdman da Fontoura (PUC-Rio); Vera Lúcia Follain de Figueiredo (PUC-Rio)
  • Paisagem e arquivo em Paz Encina. Patrícia Cunegundes Guimarães (PUC-Rio); Andréa França Martins (PUC-Rio)
  • A FALÊNCIA E A TRAJETÓRIA DE RONALDO DUARTE: tramas entre a ditadura e os sonhos de cinema. Lila Foste (UNB); Patrícia Furtado Mendes Machado (PUC-Rio)
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA NO BRASIL: contextos de criação e desenvolvimento durante a ditadura civil-militar. Luciana Azevedo Pereira (PUC-Rio)
  • Governança nas plataformas: a moderação de vídeos do Youtube da eleição de 2022 à insurreição golpista. Marcelo  Alves (PUC-Rio)
  • Grupo de Convivência: experiências da moderação de pesquisa com jovens no Whatsapp. João Vitor Rodrigues (PUC-Rio)
  • NARRATIVAS VISUAIS SOBRE A VIDA COTIDIANA NO  INSTAGRAM: Análises estéticas sobre o tempo da  juventude, imagens e as cidades. Pablo Vallejos (PUC-Rio)

Para ter acesso aos textos, clique aqui