Defesa de mestrado de Diogo Maduell Vieira

12/09/2023

Dissertação: A notícia enquadrada: como Alphabet e Meta levam os jornais a publicar conteúdo noticioso em formato semelhante ao das histórias em quadrinhos

Resumo:
Esta dissertação visa discutir como os veículos de jornalismo estão sendo levados a mudar os formatos de publicação de notícias para se adequarem às normas impostas por gigantes das comunicações como Alphabet e Meta. O estudo analisa se a linguagem de dois desses formatos, o carrossel e as web stories, se assemelha à linguagem das histórias em quadrinhos. Para isso, comparamos (1) os fragmentos de webstories dos sites da Revista Trip e do portal G1 e (2) seus perfis relevantes no Instagram, com o recorte das postagens no formato de carrossel de janeiro a junho de 2023. Usamos conceitos de Economia Política da Comunicação, especialmente a partir de Bolaño.Também utilizamos autores como Zuboff e Harvey para contextualizar o papel que as empresas detentoras do Google e Instagram enfrentam na crise financeira que o jornalismo enfrenta desde os anos 2000. Para delimitar o que são em quadrinhos, recorremos a McLoud (2006). Conclui-se que, em muitos casos, as mensagens formatadas como carrossel e como web stories apresentam a mesma linguagem de quadrinhos aplicadas ao ambiente digital.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Data: 13 de setembro de 2023

Sala: Videoconferência

Banca:
Profa. Dra. Patrícia Maurício Carvalho - presidente e Orientadora PUC-RIO
Profa. Dra. Lilian Saback de Sá Moraes - Membro interno - PUC-RIO
Prof. Dr. Felipe de Castro Muanis - Membro externo -Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar - Suplente - PUC-RIO