Defesa de Mestrado de Isabela Ulrichsen Calil Jorge

12/09/2023

Dissertação: Mídias sociais e pandemia: como os influenciadores digitais enquadraram o tema no Brasil

Resumo:
Durante a pandemia, em que grande parte das pessoas ficou isolada em suas casas, a troca de mensagens por whatsapp e o uso das mídias sociais foi fundamental para que muitos se mantivessem informados sobre o tema. Nesse cenário, o influenciador digital foi uma figura que contribuiu significativamente para que as mensagens fossem tivessem maior alcance. Assim, eles passaram a contribuir para o debate público e ter um papel político. Nesse sentido, este trabalho busca, por meio de uma análise de redes e também comparando os enquadramentos dos tuítes publicados por influenciadores, políticos e jornais de referência, contribuir para o entendimento de como essas figuras têm ganhado cada vez mais relevância no debate político.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Data: 21 de setembro de 2023
Sala: K-618

Banca examinadora:

Prof. Dr. Arthur Cézar de Araújo Ituassu Filho - Presidente e orientador - PUC-RIO
Prof. Dr. Marcelo Alves - Membro interno - PUC-RIO
Profa. Dra. Letícia Varela Capone - Membro externo