Defesa de Mestrado de Patrícia Mello Mendes Koslinski

14/09/2023

Dissertação: INFÂNCIA, FAMÍLIA E CONSUMO: Uma análise dos anúncios publicados nos três primeiros anos da revista Pais & Filhos

Resumo:
Esta dissertação realiza um estudo dos anúncios publicitários publicados na Revista Pais & Filhos entre os anos de 1968 a 1970. O intuito é discutir de que forma as narrativas midiáticas ajudaram a constituir algumas noções e/ou representações em torno de certos modelos modernos de família e infância. A revista Pais & Filhos, publicação brasileira voltada para a família, foi lançada pela Bloch Editores S.A. em setembro de 1968 e circulou por mais de quarenta anos no modelo impresso. Seu nascimento aconteceu em um momento de grandes transformações econômicas, sociais e políticas que modificaram substancialmente as práticas jornalísticas e os modelos produtivos dos meios de comunicação no Brasil. A revolução provocada pela pílula anticoncepcional, a intensificação da censura durante a ditadura militar, a explosão do consumo e o incremento tecnológico foram fatores que impactaram o mercado editorial apontando tanto para uma maior distribuição e alcance das mensagens da mídia quanto para o início do processo de segmentação na imprensa brasileira. Neste sentido, tendo como base teórica a abordagem culturalista dos estudos sobre consumo, esta pesquisa promove uma reflexão sobre como a Pais & Filhos se constituiu como uma importante publicação que, desde seus primeiros anos, ajudou a sustentar a vinculação entre a cultura do consumo e as noções modernas de família e infância.

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

Data: 22 de setembro de 2023
Local: Videoconferência

Banca examinadora:
Prof Dr. Everardo Pereira Guimarães Rocha - Presidente e orientador - PUC-RIO
Prof. Dra. Bruna Santana Aucar - Coorientadora - PUC-Rio
Prof. Dra. Tatiana Oliveira Siciliano - Membro interno - PUC-RIO
Prof. Dra. Isabel Cristina Feix - Membro/externo - Universidade Católica Portugal
Prof. Dr. William Corbo - Suplente - UFRJ