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Defesa de Doutorado de Ana Cristina Costa de Lima e Silva

14/09/2023

Tese: Credibilidade e jornalismo: questões sobre a influência do fact-checking na autoridade jornalística no Brasil

Resumo:
A credibilidade está em xeque de uma maneira global, o que ameaça a autoridade de instituições em geral, incluindo a imprensa, na chamada era da “pós-verdade”. Por tratar com desimportância a verdade, os tempos atuais têm sido marcados pela circulação de notícias falsas. É um tempo também conhecido como era “pós-factual”. A mesma sociedade em rede impulsionada pela internet com promessas de futuro mais horizontalizado viu nascer a plataformização algorítmica, a desqualificação da imprensa, a cultura da desinformação. É desse ambiente extremamente hostil e vulnerável para as instituições democráticas que partem as reflexões trazidas nesta tese. Tamanho é o nível de desinformação que hoje há uma proliferação de agências e serviços de checagem em diversos países. Por princípio, o fact-checking existe para apontar se discursos são verdadeiros ou falsos. No entanto, essas agências e serviços ganharam visibilidade e tornaram-se mais influentes no mercado jornalístico. O deslocamento do fact-checking para ambientes externos às redações de veículos de imprensa ou para espaços específicos nos veículos traz consigo uma pressuposição de que possa haver um deslocamento de uma das funções mais importantes do jornalismo: a checagem, que contribui para a construção de credibilidade e, consequentemente, funciona como sustentáculo da autoridade jornalística. Assim, o objetivo geral aqui foi entender qual o lugar ocupado pelas agências de checagem no universo do jornalismo brasileiro e que autoridade jornalística elas têm reivindicado. Uma questão central foi de que maneira o trabalho de fact-checking influencia a credibilidade/autoridade jornalística e se há – e em que medida – comprometimento dessa autoridade a partir do estabelecimento mercadológico dos serviços de checagem. Para isso, analisamos o conteúdo bruto de 677 posts sobre as eleições para presidência do Brasil feitos pelas agências Lupa e Aos Fatos e pelos serviços Fato ou Fake, Estadão Verifica e Folha Informações no período entre 16 de agosto e 30 de outubro de 2022, que compreende o dia do início da campanha eleitoral e o dia da votação do segundo turno das eleições

Linha de pesquisa: Comunicação e Experiência

Data: 29 de setembro de 2023
Horário: 13h
Sala: K617

Banca examinadora:
Prof. Dr. Leonel Azevedo de Aguiar - Presidente e Orientador - PUC-RIO
Profa Dra Patrícia Maurício Carvalho - Membro interno - PUC-RIO
Prof. Dr. Roberto José Marinho Falcão - Membro externo - Faculdades Integradas Hélio Alonso
Profa Dra. Larissa de Morais Ribeiro Mendes - Membro externo - UFF
Profa Dra Luciana de Alcantara Roxo Brea - Membro externo - Centro Universitário UniCarioca
Profa Dra. Ana Paula Goulart de Andrade - suplente - UFF
Profa Dra. Lilian Saback - suplente - PUC-RIO


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