Defesa de Doutorado de Caroline Bastos Faria Pecoraro

14/09/2023

Tese: A ótica de quem faz a notícia: percepções de jornalistas brasileiros sobre corrupção e a Operação Lava Jato

Resumo:
Na América Latina, a corrupção é o elemento legitimador de práticas culturais, sociais e de governo. A partir da Operação Lava Jato, considerado o maior escândalo de corrupção já registrado na região, a pauta ganhou ainda mais centralidade, especialmente por parte da mídia. A visão deste trabalho é de que jornalistas são atores da comunicação política fundamentais na arena de discussão pública, participando ativamente da construção e definição de notícias e, dessa forma, da construção e interpretação da realidade. Nesse sentido, esta pesquisa de jornalismo no âmbito da Comunicação Política analisa percepções construídas por jornalistas brasileiros sobre a corrupção e a Operação Lava Jato, e o papel do jornalismo nessas coberturas. O estudo utiliza metodologia qualitativa e interpretativa de Estudo de Caso, e combina aplicação e análise temática de entrevistas semiestruturadas com uma análise complementar de conteúdo midiático. Como contribuições, a pesquisa pode trazer pistas sobre as definições de corrupção e Lava Jato que perpassam arenas de discussão pública no Brasil; e espera auxiliar no uso de métodos qualitativos interpretativos em estudos do campo na região.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção
Data: 22 de setembro de 2023
Sala: K-617

Banca examinadora:
Prof. Dr. Arthur Cézar de Araújo Ituassu Filho - Presidente e orientador - PUC-RIO
Prof. Dr. Fernando de Barros Filgueiras - Membro Externo - Universidade Federal de Goiás (UFG)
Profa. Dra. Sandra Vera Zambrano - Membro Externo - Universidad Iberoamericana Mexico
Profa. Dra. Claudia Sarmento  - Membro Externo - King's College London
Prof. Dr. Leonel Aguiar - Membro Interno - PUC-RIO
Profa. Dra. Maria Paula Almada - Suplente Externo - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Profa. Dra. Bruna Aucar - Suplente Interno - PUC-RIO