Livro reúne trajetória de pesquisas sobre consumo e publicidade

10/10/2023

Os professores Everardo Rocha e Bruna Aucar, do PPGCOM PUC-Rio, organizaram o livro "Comunicação e Consumo: estudos fundamentais para uma perspectiva cultural", em conjunto com os egressos Marina Frid e William Corbo. A coletânea, que visa incentivar investigações e debates sobre o consumo sob uma ótica cultural e oferecer um roteiro de referências teóricas, é resultado de mais de 30 anos em pesquisa sobre consumo, publicidade e cultura no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

A obra, publicada pela Editora PUC-Rio e Edições Loyola, reúne uma seleção de textos de renomados autores clássicos do pensamento social e cultural, incluindo Denis Diderot, Karl Marx, Thorstein Veblen, Georg Simmel, Roland Barthes, Jean Baudrillard, Marshall Sahlins, Erving Goffman, Pierre Bourdieu, Mary Douglas, Baron Isherwood, Colin Campbell, Daniel Miller, Muniz Sodré, Everardo Rocha, entre outros. Os ensaios escolhidos representam de forma significativa a trajetória de pesquisas sobre o fenômeno do consumo e sua relação com a publicidade na cultura moderna e contemporânea.

Sobre os organizadores:
Everardo Rocha é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, professor titular da PUC-Rio e coordenador do Laboratório de Antropologia daComunicação e do Consumo da mesma instituição.

Marina Frid é pesquisadora da University College Dublin (UCD),vice-diretora do Digital Economy and Extreme Politics Lab (DeepLab) da UCD School of Geography. Coordenadora do projeto WorkPoliticsBIP financiado pelo European Research Council (ERC).

William Corbo é doutor em Comunicação pelo PPGCOM PUC-Rio, professor adjunto do Departamento de Antropologias Cultural da UFRJ e diretor do Centro de Pesquisas em Consumo e Sociedade IFCS/UFRJ.

Bruna Aucar é doutora em Comunicação pelo PPGCOM PUC-Rio, professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj.

Mais informações sobre o livro, clique aqui.