Aluno do PPGCOM PUC-Rio é o novo professor da Escola de Comunicação ECO/UFRJ

10/10/2023

O aluno do PPGCOM PUC-Rio Luiz Severiano Ribeiro de Paula Baez é o mais novo contratado como professor Assistente A da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Aprovado no Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Pessoal, Edital 197, de 14 de fevereiro de 2023 para o regime de 20 horas semanais, Baez fará parte do corpo docente do Setor de Teoria da Comunicação, do Departamento de Fundamentos da Comunicação, na Escola de Comunicação ECO/UFRJ.

O novo professor substituto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), além de doutorando em Comunicação, é bolsista nota 10 da FAPERJ. Cursou Cinema e concluiu o mestrado pela PUC-Rio. Organizou o livro "Rostos de Bergman: vida e morte em um plano" (Editora PUC-Rio), bem como o seminário homônimo, além da mostra "Truffaut em 35mm: uma semana de cinefilia" (MAM-Rio).

É membro da equipe editorial da ALCEU, revista oficial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, e editor do Críticos.com.br. Tem textos publicados em importantes revistas acadêmicas nacionais e internacionais, como Intercom (São Paulo) e Amerika (Rennes, França), e em catálogos de programas como "Fábrica de sonhos", "O medo é seu melhor companheiro" e "O cinema de Tim Burton", todos do CCBB, e "El Deseo", da Caixa Cultural.

Baez também integrou o júri da mostra competitiva do 19 Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU/2015) e ministrou o curso "O espectador cúmplice: o cinema de Michael Haneke", na Escola Lume de Cinema (Maranhão). É membro do NuFFC/UFRJ (Núcleo de Filosofia Francesa Contemporânea).