A 50ª edição da Revista Alceu revigora o entrelace entre comunicação, cultura  e política

25/10/2023

A 50ª Alceu traz o dossiê Comunicação e  Cidadania,  organizado  pela  editora  convidada Gisela S. G. Castro, professora e pesquisadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), que enriquece o debate centrado no alinhamento entre comunicação, cidadania, inclusão e democracia. Distribuídos em dois volumes e apresentados por Gisela no editorial, os artigos discutem os papéis e desafios das dinâmicas comunicativas para estimular e subsidiar a participação cidadã na esfera pública. Os estudos reunidos no dossiê abordam temas como: o uso de mídias digitais no desenvolvimento de políticas públicas; a relação entre “repórteres-amadores” e inovação social; e a oxigenação narrativa dos  podcasts  independentes. Três textos completam esta Alceu 50.

No artigo “A fila na Comic Con Experience: uma perspectiva etnográfica”, Isabel Travancas e Leonardo  Soares  da  Silva expõem um  estudo sobre a prática social assinalada no título. A compreensão da fila como espaço público democrático, propulsor de sociabilidade e senso comunitário, é o ponto de partida para a etnografia empreendida pelos pesquisadores da ECO/UFRJ. Isabel e Leonardo Observam Como a fila congrega comportamentos, emoções, afetos numa esfera coletiva, conforme aponta Muniz Sodré no livro A ciência do comum: notas sobre o método comunicacional (2014).

As práticas democráticas formam também o terreno explorado em “Deu  match?  Análise  do aplicativo ‘tinder do voto' como estratégia de comunicação eleitoral”. Ao estudarem a tal ferramenta adotada  pela Folha  de  S.Pauloe  pelo  Datafolha,  Rejane  de  Oliveira  Posobon  e  Bruno  Kegler,  ambos  da UFSM,  avaliam  que  o  mecanismo  contribui  para  a  democratização  das  informações  públicas,  embora careça de recursos dialógicos e interativos.

A  ligação  intrínseca  entre  comunicação  e  política  permeia  ainda  a  entrevista  concedida  pela cineasta Gabriela Amaral Almeida à professora Vera Follain de Figueiredo, coeditora da Alceu, e aos alunos da  sua  turma  de  pós-graduação  em  Comunicação  e  em  Literatura,  Cultura  e  Contemporaneidade. Idealizada, transcrita e editada pelo professor Luiz Baez, também integrante da equipe editorial da revista, a  conversa  gira  em  torno  das  conexões  entre O'Animal  cordial(2017),  longa  roteirizado  e  dirigido  por Gabriela, o “homem cordial” concebido por Sérgio Buarque de Holanda e a violência banalizada no cotidiano brasileiro. (Alexandre Carauta)

Sobre a autora: Gisela G S Castro é doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós-doutorado em Sociologia no Goldsmiths College, University of London. Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo, coordena o GRUSCCO - Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo e o GT Comunicação, Consumo e Subjetividade do COMUNICON (Congresso Internacional em Comunicação e Consumo). Sua pesquisa atual versa sobre tema mídia, consumo, envelhecimento e longevidade, sendo que seus interesses recaem também sobre os modos de sociabilidade e a produção de subjetividades promovidas nas redes sociais online.