LabJux cria interface de aplicativo que conecta skatistas

30/10/2023

O Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes (LabJux), sob a coordenação da professora Cláudia Pereira, do PPGCOM, foi responsável por desenvolver a interface do aplicativo RODAS. O App, que já está disponível para download, conecta skatistas, projetos sociais e iniciativas comunitárias na cidade. O desenvolvimento do aplicativo foi viabilizado pelo Edital InterCriar, que reúne estudantes da Universidade com o objetivo de promover projetos inovadores, de forma interdisciplinar, na PUC-Rio, com apoio da FAPERJ.

O aplicativo foi construído a partir de uma pesquisa que mapeou e observou projetos sociais voltados para o skate na cidade do Rio de Janeiro e suas principais necessidades. O objetivo é criar uma rede de apoio tanto entre os projetos, quanto potenciais doadores, voluntários e patrocinadores interessados em colaborar. Dênis Resende e Ademar Lucas, líderes dos coletivos CDD Skate Arte e Instituto Ademáfia respectivamente, já confirmaram presença no evento.

Cláudia Pereira, a idealizadora do evento, declarou que: "O RODAS App é resultado de pesquisa acadêmica, dentro das atividades do LabJuX. O aplicativo materializou o nosso objetivo, que era dar visibilidade aos projetos sociais ligados ao skate no Rio de Janeiro e facilitar o acesso, a comunicação, entre eles e a comunidade do skate, o que inclui não apenas skatistas, mas também potenciais patrocinadores. Aproveitamos a oportunidade de um edital lançado na PUC-Rio em julho de 2022, juntamos alunos do LabJuX com de outros departamentos, e fomos contemplados com recursos financeiros da FAPERJ para desenvolver o aplicativo."

Evento: Rodas para o futuro

Programação:
10h-11h: Abertura
11h-12h: Roda de conversa com os líderes dos projetos sociais
12h-13h30: Almoço
13h30-15h30: Workshop de projetos para editais com Claudia Mattos
16h-17h: Briefing de Logos

Endereço: R. Marquês de São Vicente, 225 - Edifício da Amizade, Ala Kennedy

Para baixar o aplicativo na Apple Store, acesse este link e para o Google Play, clique aqui.