PPGCOM tem três projetos contemplados pelo edital de Auxílio à Pesquisa (APQ1) da FAPERJ

22/12/2023

As pesquisas de três professores do PPGCOM PUC-Rio, Tatiana Siciliano, Arthur Ituassu e Marcelo Alves, foram contempladas com o edital de Auxílio Básico à Pesquisa – APQ 1, modalidade da agência de fomento FAPERJ que apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa de pesquisadores com liderança em suas áreas de atuação.

"As trabalhadoras do audiovisual fluminense: trajetória de mulheres por trás das câmeras na TV e no streaming" é o título da pesquisa desenvolvida pela professora Tatiana Siciliano, diretora do Departamento de Comunicação, e "Mídias digitais, eleições e democracia no Brasil e na América Latina: uma abordagem comparada e interdisciplinar" é a pesquisa do professor Arthur Ituassu, coordenador do PPGCOM PUC-Rio. O professor Marcelo Alves obteve fomento para a manutenção do Laboratório de Monitoramento das Redes Sociais - NutecLab. Todas as pesquisas propostas são resultado dos trabalhos desenvovidos pelos professores nos grupo de pesquisa e estudo dos quais são coordenadores.

O APQ 1 é a modalidade mais universal de apoio à pesquisa científica e faz parte de um conjunto de Programas Básicos da FAPERJ que se destina a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais, conduzidos por pesquisadores qualificados e com grau de doutor ou equivalente. A avaliação das propostas leva em consideração a produção científica do proponente no período de Janeiro de 2018 a Julho de 2023, a capacidade de formação de recursos humanos e o projeto quanto a sua relevância e originalidade do projeto, adequação metodológica e exequibilidade da proposta.

Confira aqui o resultado completo do edital .