Editais abertos para bolsas de pesquisa na França até 31 de março de 2024

17/01/2024

A Embaixada da França no Brasil abriu, para 2024, dois editais de bolsas de estudos e pesquisa na França. São duas oportunidades a BOLSA TerrEE e BOLSA DE EXCELÊNCIA M2.

Detalhes dos editais:

BOLSA TerrEE

O programa é destinado a estudantes do primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado no Brasil que participam pesquisando sobre temas na área de ecologia, ciências ambientais, ciências da natureza e ciências da vida e da saúde. A Embaixada da França no Brasil se propõe a apoiar doutorando(a)s brasileiros(a)s, até 40 anos de idade, com ou sem coorientação de tese, com ou sem co-tutela, mediante concessão de uma bolsa do governo francês para estágio de doutorado de 3 a 12 meses na França. Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França, especialmente em questões referentes à crise climática, à perda de biodiversidade e aos impactos na saúde. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de março de 2024.
Para ter acesso à publicação original, clique aqui . Em caso de dúvidas, envie e-mail para bolsaterree@campusfrancebrasil.com.br.

BOLSA DE EXCELÊNCIA M2

Pelo quarto ano, a bolsa concede aos estudantes inscritos no segundo ano do Master em uma universidade francesa (M2) um valor de 470 euros por mês por um período de 10 meses, além de outros benefícios. Para se tratar de um financiamento parcial, é necessário que o candidato apresente uma prova de complemento no valor de 390 euros por mês. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de maio de 2024. Para ter acesso à publicação original, clique aqui . Em caso de dúvidas, envie e-mail para bolsam2@campusfrancebrasil.com.br.