Defesa de Mestrado de Mariana Ritto Koehler

07/02/2024

Título: A representação da meia idade feminina nos seriados ficcionais: análise de Mare of Eastttown e Pequenas coisas da vida.

Dissertação: Esta dissertação visa compreender alguns aspectos da representação da meia idade feminina na ficção seriada, a partir das séries Mare of Easttown, da plataforma HBO Max e As pequenas coisas da vida da Star Plus. Imaginários são construídos na produção, circulação e apropriação de símbolos. Daí a relevância de se compreender o trabalho da representação da meia-idade, a partir da interpretação de signos personagens femininos difundidos nas séries. Tendo a mulher como foco estruturador da narrativa, a série constitui-se um indicador privilegiado de um momento de debate social sobre questões de gênero e envelhecimento, que se materializa por meio de discursos cuja produção de sentido articula-se com o empoderamento feminino e com o respeito à pluralidade de identidades geracionais e de gênero.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção
Data: dia 22 de fevereiro de 2024