Defesa de Mestrado de Rafaela Oliveira da Rocha

07/02/2024

Dissertação: Retrato de um tempo: o seriado Coisa Mais Linda e o mundo da Bossa Nova

Resumo:
Esta dissertação analisa a primeira temporada da série Coisa Mais Linda, lançada em 2019 pela Netflix, a fim de compreender como a obra de ficção construiu imaginários e representações sobre os anos dourados no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir de que forma as narrativas contemporâneas serializadas criam significados e promovem idealizações de um período histórico. O passado é elemento estratégico para processos de rememoração e abordagem de temáticas que dialogam com o atual contexto de recepção e suas demandas por protagonismo de personagens femininas e equidade racial. O período de 1955 a 1960 no Brasil foi marcado por numerosos impactos culturais, políticos e econômicos, especialmente a partir do surgimento da Bossa Nova, cuja influência pode ser refletida para aspectos do vestuário e das visualidades, mantendo-se relevante até hoje. Através da metodologia da Análise Textual, o estudo se concentra nas representações orquestradas pela narrativa audiovisual para expressar o espírito de um tempo e sua relação com o presente.

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação
Data: 21/02/2024