Aula inaugural com professor da Universidade de Toronto

11/03/2024

O Professor de Media Studies da Universidade de Toronto Rafael Grohmann vai proferir a aula inaugural do Departamento de Comunicação no dia 15 de abril, às 13h, na sala K 102. O tema será "Estudos de Mídia, plataformas e trabalho".

Doutor em Comunicação pela USP, Rafael Grohmann é líder do DigiLabour Initiative and Platform Cooperativism Observatory e fundador do Labor Tech Research Network. O professor conquistou o Prêmio Liderança Emergente, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Mídia, Intercom.

O professor também ministrará o minicurso O campo dos Estudos de Mídia para os professores de graduação do Departamento. A atividade será durante dois dias - 16 e 17 de abril, das 13h30 às 16h.

Carreira acadêmica e profissional

Além de professor assistente de Estudos de Mídia com foco em Plataformas Críticas e Estudos de Dados na Universidade de Toronto Scarborough (UTSC), Rafael Grohmann tem pós-graduação cruzada na Faculdade de Informação (iSchool) e possui Ph.D. em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Ele é líder da Iniciativa DigiLabour e pesquisador do projeto Fairwork.

Rafael também é membro do Conselho Editorial das revistas Big Data & Society e Work, Employment and Society, bem como do Conselho Acadêmico, Center for Critical Internet Inquiry (C2i2), UCLA, e do Conselho Fundador da Labor Tech Research Network.

Seus interesses de pesquisa incluem cooperativismo de plataforma e plataformas de propriedade dos trabalhadores, trabalho e IA, organização de trabalhadores, trabalho em plataforma, comunicação/mídia e trabalho.