Defesa de Mestrado de Alexandre Mofati Lanhas

06/04/2024

Dissertação: Releituras de Rubem Fonseca na TV: as marcas do autor nas adaptações do conto Lúcia McCartney e do personagem Mandrake para a televisão

Resumo: O objetivo da dissertação é abordar as releituras audiovisuais do escritor Rubem Fonseca para os meios televisivos, analisando as relações dialógicas entre as obras de origem e suas versões para as telas. O corpus é composto principalmente pelo conto Lúcia McCartney (1969) e suas adaptações para a TV: um programa Caso Especial, da TV Globo (1994), com adaptação de Geraldo Carneiro e direção Roberto Talma, protagonizado pela atriz Fernanda Torres, e uma minissérie do canal GNT (2016) com oito episódios, com roteiro e direção de José Henrique Fonseca, protagonizada pela atriz Antônia de Morais. A pesquisa aborda ainda a série Mandrake, do canal HBO, em suas três temporadas (2005, 2007 e 2012), também com direção de José Henrique Fonseca. Trata-se de investigar a transposição das marcas do autor para as diversas plataformas de exibição televisiva, em seus respectivos momentos históricos. Pretende-se observar as estratégias usadas na transposição da linguagem da literatura para o audiovisual televisivo, priorizando-se a investigação de determinadas remodelações de marcas da obra do autor, em especial os traços não moralizantes e a relativização de valores, motivadas tanto pela natureza da linguagem encenada, quanto pelas imposições ligadas à indústria audiovisual televisiva, e seus fatores econômicos, morais e estéticos.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Data: 26 de abril de 2024

Sala:

Banca examinadora:

Prof. Drª Vera Lúcia Follain de Figueiredo - Presidente e orientadora

Prof. Drª Bruna Aucar - Membro interno PUC-RIO

Prof. Dr. Paulo Roberto Tonani CPF - Membro externo (UFRJ)

Prof. Drª Tatiana Siciliano Suplente - suplente