Defesa de Mestrado de Carolina da Silva Gomes

08/04/2024

Dissertação: Novela ou série? Que tal os dois? Um estudo da segunda novela brasileira veiculada por streaming

Resumo: A presente pesquisa busca analisar transformações na televisão, a partir da inserção de telenovelas inéditas em plataformas de streaming. Para isso, exploramos mudanças, permanências e adaptações que os serviços de vídeo por demanda estão realizando para a projeção do principal formato narrativo brasileiro em outros modelos de exibição e consumo. O estudo também discute as narrativas contemporâneas serializadas, as características clássicas da telenovela no Brasil e sua influência cultural, as transformações na espectatorialidade e no modelo de negócios do audiovisual dentro do contexto hipermidiático. A investigação está ancorada metodologicamente pelo mapa das mediações proposto por Martin-Barbero e em uma pesquisa de recepção com telespectadores de Todas as Flores - segunda novela brasileira do streaming e primeira totalmente produzida para o Globoplay. Esta análise de novas práticas de consumo da teledramaturgia nacional busca uma maior compreensão sobre os caminhos dos conteúdos ficcionais e das experiências participativas diante das transformações tecnológicas que transcendem as fronteiras tanto do formato quanto do dispositivo original.

Linha de pesquisa: Comunicação e Representação

Data: 30 de abril de 2024

Sala: K-617

Banca examinadora:

Prof. Drª Bruna Sant Ana Aucar - Presidente e Orientador(a)

Prof. Dr. Eduardo Miranda - Membro

Prof. Drª Ligia Maria Prezia Lemos - Membro/externo (USP)

Prof. Dr. Everardo Pereira Guimarães Rocha - suplente (PUC-RIO)